O Movimento pela Equidade Racial (Mover) deve realizar nos próximos dias o maior encontro de líderes negros do país. Chamado ‘Future in Black’, o evento promovido pelo Mover em parceria com o The Black Entrepreneurs Club (BEC) deve reunir mais de 500 pessoas, entre CEOs, vice-presidentes, diretores, heads, gerentes e fundadores de empresas em prol da diversidade corporativa no dia 19 de outubro em São Paulo, no Jardim Paulista.
O Future in Black tem como objetivo transformar o cenário atual do quadro de colaboradores das grandes organizações e durante todo o dia, deve promover ações, como dinâmicas para promoção de network, conteúdo técnico, conexão entre lideranças negras internacionais e workshops.
Entre os palestrantes confirmados para a primeira edição do encontro estão nomes de executivos de empresas globais, como: Steve Morgan, head global de tecnologia de operações de mercado no Citi; Wellington Vitorino, fundador do Instituto Quatro e do Programa ProLíder; Arturo Nunez, fundador e CEO da AIE Creative e membro do conselho da Estée Lauder Companies Inc; além de Daniel Stanton, managing director and global head do Bank of America.
Para Douglas Vidal, Gerente de Relacionamento Corporativo e Governamental do The Bec, é preciso ‘romper a bolha corporativa’: “Precisamos reunir esforços para romper a bolha corporativa, criando conexões de valor através da promoção do aumento do capital social. Queremos acelerar o processo já em curso nas empresas, além de chamar atenção para a promoção de ações em prol da educação, geração de emprego e na conscientização da sociedade quanto ao racismo”, afirmou.
Mesmo representando 56% da população, apenas 6,3% dos cargos executivos são ocupados por pessoas negras, segundo dados do Vagas.com o que torna o ato de promover a diversidade na liderança das empresas uma questão urgente para muitas iniciativas. Além disso, essa discrepância realça a necessidade de uma mudança e é por isso que o Future in Black se concentra em gerar capital social para líderes negros, uma vez que 68% dos cargos conquistados por executivos estão relacionados a networking, como demonstrado pelo Instituto Plano CDE.
O Future in Black vai oferecer para os participantes uma ampla gama de oportunidades, incluindo conexões com cases de sucesso em planos de carreira, mentoria estratégica, aplicação para vagas de média e alta liderança, pitch profissional para empresas, entre outras atividades.
O evento também conta com o Pacto de Promoção da Equidade Racial, Conselheira 101, Black Sister in Law, ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), Instituto Four, FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), Conferência Juntos, Instituto Pactuá, Fundação Lemann e Corporativo para Pretos como parceiros.
Saiba mais sobre o Future in Black!
Fonte: Mundo Negro