sexta-feira,22 novembro, 2024

Fundador de startup reserva um dia da semana para responder e-mails de clientes

Qual foi a última vez que o/a fundador(a) da sua empresa falou diretamente com o cliente, escutando suas dores e demandas? Toda segunda-feira, Sérgio All, fundador da Conta Black, reserva o dia para responder os clientes da fintech.

Os e-mails do “Fale Conosco” são endereçados diretamente ao fundador da companhia – e essa se tornou uma grande ferramenta de conversão.

Em entrevista à StartSe, Sérgio contou que recebe cerca de 40 e-mails por semana. Alguns ele direciona ao setor responsável, como o de tecnologia, e outros ele responde diretamente.

“Às vezes não é sobre cartão de crédito [um dos produtos da Conta Black]. É, às vezes, a vontade de falar com o CEO da empresa, falar com uma pessoa real, ali, sobre as suas necessidades. Na maioria das vezes, quando elas falam comigo, falam sobre sonhos”, disse Sérgio All.

A Conta Black é uma fintech que busca democratizar o acesso de pessoas pretas e periféricas aos serviços financeiros.

UM CANAL DE CONTATO… E DE CONVERSÃO
O Fale Conosco tem sido um dos principais canais de conversão de clientes da Conta Black. Isso porque, ao falar diretamente com o CEO, o nível de confiança aumenta – e isso é importantíssimo, principalmente nos serviços financeiros.

É claro que a iniciativa funciona mais facilmente em empresas menores. A Conta Black possui, atualmente, menos de cem mil usuários ativos – mas espera chegar aos milhões em poucos anos e já está se preparando para escalar também o atendimento.

A APOSTA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Quando a necessidade de escala chegar, uma das alternativas da fintech é usar a inteligência artificial para se manter próxima dos clientes. “Esse será um dos nossos maiores desafios, mas a inteligência artificial vai ajudar a construir essa conexão”, disse All. Ele também acredita que a inteligência artificial pode criar scores de crédito mais assertivos e personalizados para cada cliente.

POR QUE IMPORTA?

Fundadores e CEOs possuem a difícil missão de orientar e gerir empresas. Eles estão no topo da pirâmide organizacional, mas devem manter um contato próximo com a ponta – seja com os funcionários, clientes ou fornecedores.

Um caso recente que chamou atenção é de Dara Khosrowshahi, o CEO da Uber. Ele virou entregador e motorista da companhia por cerca de 100 corridas e trouxe insights que transformaram a empresa.

A iniciativa ajudou a reter motoristas que antes estavam propensos a ir para outras plataformas, bem como economizar alguns milhões de dólares em estratégias de atração de novos profissionais. Confira a história do CEO da Uber aqui.

Não há apenas uma forma de se manter próximo dos clientes e fornecedores, mas casos como de Sérgio All e Dara Khosrowshahi reforçam a importância de fazê-lo e o impacto no negócio.

LEITURA RECOMENDADA

Os melhores CEOs dedicam tempo em suas agendas para viverem a experiência dos seus clientes e melhorar suas empresas. Como ter tempo para você fazer o mesmo?

Se você é CEO ou empresário sem tempo livre nem para “calçar os sapatos” do seu cliente 1x por semana para melhorar sua empresa, talvez você esteja microgerenciando coisas demais

Empresas como Uber, XP Investimentos e outras de altíssimo crescimento adotam um modelo de gestão capaz de dar a eles mais tempo livre para ações como essa, e dar a seus times mais autonomia e senso de dono para decisões mais táticas. Conheça esse modelo aqui.

Fonte: Starse

Redação
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