quinta-feira,19 setembro, 2024

Fórum Internacional debate impactos da tecnologia no Direito

A forma como a tecnologia influencia o trabalho dos operadores do direito estará em foco durante palestras e oficinas, nos próximos dias 19 e 20 de junho, em Brasília (DF). O Fórum Internacional Justiça e Inovação (Fiji) reunirá autoridades do Poder Judiciário e da Academia para explorar a relação entre direto e inovações como inteligência artificial, proteção de dados, propriedade intelectual, prevenção do crime, desinformação e discurso de ódio e acesso à Justiça.

O objetivo do Fiji é explorar a relação entre o direto e as inovações tecnológicas sob aspectos de como o direito pode influenciar o desenvolvimento e o potencial das novas tecnologias e, também, o impacto desses novos recursos na atividade jurisdicional.

A programação do Fiji prevê a oportunidade de acompanhar as apresentações de 23 palestrantes, entre os quais cinco ministro que atuam em cortes superiores, incluindo a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber. Os participantes também poderão participar de 14 oficinas de trabalho.

O fórum, iniciativa conjunta do STF, do CNJ e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é evento aberto ao público, mas se destina principalmente a magistrados, servidores do Poder Judiciário, advogados e estudantes.

Estandes

Haverá estandes em que o STF, o CNJ, o TST e outros órgãos do Poder Judiciário apresentarão as soluções de inovação tecnológica já em prática, além de alternativas que fazem parte da rotina das equipes dessas instituições.

Ainda faz parte da programação do Fiji a entrega do Prêmio Justiça e Inovação. Essa iniciativa, que une STF e CNJ, busca incentivar a pesquisa acadêmica e a inovação tecnológica capazes de contribuir com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e a solução de desafios práticos enfrentados pelo Judiciário brasileiro.

As inscrições dos projetos

Estão abertas até a próxima segunda-feira (12), por meio de formulário eletrônico, com a emissão de certificado para a participação presencial. As candidaturas devem apresentar iniciativas inovadoras, criativas, com resultados validados e replicáveis.

Fonte: CNJ

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados