Teve início na manhã desta terça-feira (8) o 3° Seminário de Sustentabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o objetivo de divulgar e refletir sobre as práticas sustentáveis construídas e disseminadas dentro da Instituição, buscando consolidar a Instituição como espaço de referência para o debate socioambiental.
Para o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, falar sobre sustentabilidade é um desafio diferente a cada época. “Fala-se sobre a natureza desde os pré-socráticos, falando sobre o equilíbrio necessário. Mas e hoje, qual é o ponto de desequilíbrio? Eu acredito que sou eu, somos nós, então precisamos refletir sobre como cada um de nós pode ir para além do cotidiano para ser realmente sustentáveis”
A programação do evento é composta por diferentes sessões, iniciando por uma discussão ampla sobre o papel da Universidade no debate sobre sustentabilidade e as ações desta em relação ao tema, com destaque para o Plano de Desenvolvimento Sustentável da UFMT.
“Já implementamos nos editais mecanismos para garantir a preocupação com questões sustentáveis nos contratos, instalamos placas voltaicas em todos os câmpus, divulgamos uma cartilha sobre gestão e coleta de resíduos e já estamos trabalhando pela coleta seletiva no Câmpus de Cuiabá, a partir de 2023. Neste sentido, podemos afirmar que a UFMT vem desenvolvendo ações para se tornar cada dia mais sustentável – não podemos dizer que já chegamos lá, mas estamos trabalhando neste sentido”, explica uma das organizadoras do evento, Maria Daniele de Jesus Teixeira.
Para o analista de tecnologia Robson Arruda Feitosa, participante do evento, a discussão sobre a sustentabilidade no mundo é importante pela preocupação com as futuras gerações. “Acho importante participar de eventos como esse para ter mais conhecimento sobre a questão. Temos que estudar, conhecer e implantar a sustentabilidade de modo geral, para deixar um mundo melhor para os outros”, concluiu.
A última sessão inicia às 16h e todo o evento é transmitido pelo YouTube da TV Universidade.
O 3º Seminário de Sustentabilidade da UFMT tem apoio da Fundação Uniselva, do Centro Sebrae de sustentabilidade, do Fundo pela Amazônia JBS, da Prado/Suzuki, Reciclate – Reciclagem e Preservação Ambiental e da Cacau Show: Posto Bom Clima.
Premiações
O 3º Seminário de Sustentabilidade da UFMT terá duas premiações e um sorteio ao longo do dia.
O primeiro prêmio será o Destaques UFMT Sustentável, idealizado pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), em parceria com as pró-reitorias de Pesquisa (Porpeq), Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e de Administração e Infraestrutura (Proadi), com o objetivo de reconhecer e incentivar ações de sustentabilidade que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão.
Os premiados na categoria Projetos de Pesquisa foram os pesquisadores Domingos de Jesus Rodrigues, por “Ecologia e Biodiversidade da Estação Ecológica Rio Ronuro”; Cassiano Spaziani Pereira, por “Doses Complementares de Inoculante Bradyrhizobium Japonicum via Foliar em Diferentes Estágios Vegetativos na Cultura de Soja”; e Eralci Moreira Terézio, por “A Síntese eletroquímica de Poly(3-alkyl tiofenos) no Desenvolvimento de Células Fotovoltaicas Orgânicas”.
Já os premiados na categoria “Projeto de Extensão” foram os projetos “Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá, da professora Luciana Mascaro; “Clínica de Diagnose de Doenças de Plantas”, da professora Solange Maria Bonaldo e; “Gara – Rede de Cooperação para a Sustentabilidade”, da professora Rafaella Teles Arantes Felipe.
Também haverá uma premiação para o concurso de “pitchs” sobre dissertações e teses de pesquisadores egressos ou prestes a concluir seus trabalhos nos programas de pós-graduação da UFMT.
Por: André Faust