O desenvolvimento das novas gerações para o mercado de trabalho, um dos grandes desafios das empresas atualmente, foi o tema central do painel conduzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) durante o XII RHs do Agro, realizado nesta quinta-feira (10.10), em Cuiabá.
O debate contou com a participação de duas profissionais que iniciaram suas carreiras por meio do programa Jovens Aprendizes do Senai, em parceria com a Bom Futuro, e que continuam atuando na empresa após serem efetivadas. Thais Cabral e Jully Paixão, ambas de 23 anos, concluíram a formação em 2022 e hoje trabalham como analistas de Planejamento e Controle da Manutenção na agroindústria.
“Foi um grande desafio para mim começar como jovem aprendiz, especialmente porque a parte prática foi na área de manutenção em uma fazenda em Campo Verde, onde fiquei por dois anos. Hoje, estou na sede e assumi um novo desafio, que envolve o controle e manutenção das máquinas em todo o estado”, relatou Thais.
Roselina Camarão, analista sênior de Recursos Humanos da Bom Futuro e responsável pelo programa Jovem Aprendiz na empresa, destacou os desafios enfrentados pelos profissionais de RH e a importância da capacitação de jovens talentos para áreas como mecanização agrícola, automação, logística e manutenção de máquinas.
“Muitas vezes, as mães dos jovens chegam até nós com preocupações sobre o bem-estar de seus filhos durante a formação. Como profissionais de RH, precisamos ter paciência, pois muitas vezes essa é a primeira experiência da família com os jovens fora de casa. Essa iniciativa nos ajuda a enfrentar o desafio da falta de mão de obra especializada em áreas rurais e a desenvolver talentos”, ressaltou Roselina.
Desafios na formação
Mato Grosso, com uma população de mais de 3,5 milhões de habitantes distribuídos por 142 municípios, enfrenta um desafio significativo quanto à disponibilidade de mão de obra, devido à baixa densidade populacional de menos de 4 habitantes por quilômetro quadrado. Nesse cenário, capacitar trabalhadores é essencial para as empresas do estado.
Valvite Junior, gerente de Projetos Agroindustriais do Senai MT, apresentou soluções desenvolvidas pela instituição para atender à demanda por novos talentos no mercado de trabalho mato-grossense, como o programa CapacitAção, realizado em parceria com o Senar-MT. O objetivo é formar mais de 1.000 aprendizes para a agroindústria nos próximos dois anos.
“A proposta do nosso painel foi compartilhar a experiência da Bom Futuro na formação de jovens aprendizes para atender à alta demanda por profissionais. Temos um programa de aprendizagem com muitos casos de sucesso, que consegue identificar jovens com o perfil adequado, oferecendo uma formação técnica combinada ao desenvolvimento socioemocional, entregando assim novos talentos ao mercado”, enfatizou Valvite.
Sobre o evento
O RHs do Agro é um movimento formado por profissionais de Gestão de Pessoas de agroindústrias de Mato Grosso, que há 12 edições realiza encontros anuais para discutir temas atuais com especialistas nacionais. Esta edição foi realizada pelo Senai MT em parceria com o Sesi MT e o Senar-MT.
Texto: Amanda Simeone
Fotos: Marketing e Comunicação Institucional