Nova tecnologia da companhia Denuvo poderá ser utilizada em jogos do Nintendo Switch para evitar que eles sejam jogados em emuladores no PC

O Nintendo Switch ganha uma nova ferramenta que pode ser usada pelas desenvolvedoras para bloquear a emulação de seus jogos. A “Nintendo Switch Emulator Protection”, como é chamada, ém uma tecnologia criada pela Denuvo, companhia parceira no programa Nintendo Developer Portal, da gigante japonesa. O recurso tem integração imperceptível aos jogos e permite aumentar a receita no período de lançamento de um game, quando acontece a maior parte das vendas.

Vale ressaltar que não se trata de uma iniciativa da própria Nintendo e, assim como no PC, as produtoras preciasm contratar a tecnologia da Denuvo em seus games. Veja, a seguir, mais detalhes dessa parceria, que pode significar o fim da emulação de alguns jogos do Nintendo Switch.

A Denuvo comentou que, atualmente, mesmo se um jogo estiver protegido contra a pirataria em sua versão de PC, a versão lançada para o Nintendo Switch pode ser emulada já no lançamento, evitando a forte proteção da empresa nos computadores. Esse bloqueio da emulação nos PCs pode significar um aumento de receita, afirma a empresa, já que interessados serão “obrigados” a comprar uma cópia legítima.

Emuladores são programas para PC que simulam videogames e permitem jogar por meio de cópias digitais de cartuchos e DVDs, utilizando arquivos como ROMS e ISOS. Normalmente, eles focam em videogames mais antigos como uma forma de preservação, porém a emulação do Nintendo Switch é bastante popular por oferecer acesso aos games do console no PC sem precisar comprar o dispositivo e seus jogos, o que é caracterizado como pirataria.

Na maioria dos casos a emulação requer computadores potentes com pelo menos o dobro da potência do aparelho original que tenta simular, mas, como o Nintendo Switch tem um hardware mais modesto, muitos computadores são capazes de rodar seus jogos. Apesar disso, alguns games não funcionam perfeitamente nos emuladores em seu lançamento. Vários deles apresentam bugs e distorções visuais que tornam a gameplay impraticável, ou até mesmo impedem o funcionamento.

A tecnologia da Denuvo para PC também se tornou um tema controverso, pois muitos jogadores afirmam que o recurso causa travamentos inexistentes nas versões “piratas” dos games, entre eles recentes lançamentos como Resident Evil 4 Remake e Star Wars Jedi: Survivor. Algumas empresas, como é o caso da Capcom, chegam a remover as proteções da Denuvo de seus jogos após um certo período do lançamento.

Fonte: Tech Tudo