Disney não apresentou contratos detalhando como digitalização dos atores seria usada no futuro
A Disney e o Marvel Studios realizaram scans completos dos corpos e rostos dos figurantes de WandaVision para poder utilizar as aparêcias dos atores em futuros projetos. Uma das figurantes da série, Alexandria Rubalcaba, denunciou a situação ao NPR.
Ela contou que foi chamada para um trailer onde suas várias expressões e movimentos foram registradas por uma série de câmeras. O processo todo durou 15 minutos, e todos os outros figurantes que estavam trabalhando naquele dia foram submetidos a ele.
A objeção de Rubacalba é que a Disney não proveu nenhum tipo de informação sobre como e onde a sua aparência seria usada no futuro. Nenhum contrato foi apresentado a ela, e ela não recebeu nenhum adiconal além do pagamento diário mínimo dos figurantes, de US$ 187.
“E se eu não quiser aparecer em MarioVision, ou SarahVision?”, ironiza a figurante. “O meu medo é que a inteligência artificial um dia substitua completamente os figurantes. Eles não vão mais precisar de nós.”
O uso de inteligência artificial no lugar de figurantes é um dos temas centrais de discordância entre o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e os representantes dos grandes estúdios (AMPTP). As negociações iniciais entre as duas instituições falharam em definir novos parâmetros regulatórios para essa questão, o que (em parte) levou à greve dos atores.
O SAG-AFTRA propõe que os estúdios peçam permissão aos atores escaneados por cada uso de suas imagens em cena, enquanto a AMPTP diz que um único contrato oferecendo permissão do uso de imagem seria o suficiente para qualquer uso futuro.
WandaVision, assim como outras produções do Marvel Studios, está disponível para streaming no Disney+.
Fonte: Omelete