quinta-feira,19 setembro, 2024

Festival de Robótica Educacional destaca inovação e desenvolvimento de Mato Grosso 

O 1º Festival Sesi de Robótica Mato Grosso, trouxe uma competição eletrizante com a participação de 44 equipes de 14 estados brasileiros e uma da Colômbia. O evento, realizado pelo Sesi MT com apoio do Governo do Estado e do Senai MT, foi aberto ao público no Sesi Escola Cuiabá e estacionamento do Sesi Papa. 

A programação começou com 52 equipes de estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, representando as 13 Diretorias Regionais de Educação, competindo na modalidade Sumô de Robôs. Mais de 500 estudantes puderam testar seus conhecimentos no primeiro dia do festival. A Festa da Amizade marcou o início do evento, promovendo integração entre mais de 1.000 estudantes de 14 estados brasileiros, animada pelo Pop Trio e Synger de Cuiabá. 

A educação maker, promovida pelo evento, fomenta a inovação tecnológica e desenvolve jovens talentos, não só no estado, mas em todo o país. O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, destacou o torneio como uma celebração do conhecimento e da inovação tecnológica, evidenciando o compromisso em desenvolver o futuro de Mato Grosso e do Brasil. O superintendente nacional do Sesi, Wisley Pereira, comemorou a realização do evento em Mato Grosso. 

“Temos um Governo de Estado e uma Secretaria de Estado de Educação, juntamente com Sesi e Senai, preocupados em fazer uma educação do século XXI. Romper os paradigmas de uma escola do século XIX, com professores do século XX e um estudante que já está mais do que capaz de estar no século XXI. Esse é um marco histórico, é a primeira vez que nós estamos trazendo uma arena de modalidade FRC nível internacional, com complexidade tecnológica. É a primeira vez que a robótica sai do eixo Rio-São Paulo e vai para o coração do Brasil”.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou o avanço da robótica educacional no estado, com 102 das 650 escolas estaduais já integrando essa tecnologia e a previsão de chegar a mais de 200 escolas até 2025. Ele enalteceu o trabalho e dedicação de todos os envolvidos na expansão dessa modalidade educacional. 

“Hoje nós temos 102 escolas com robótica educacional e o governador Mauro Mendes autorizou a dobrar, então ano que vem nós teremos mais de 200 escolas com robótica educacional no estado de Mato Grosso. Isso é fruto do trabalho, da dedicação, do esforço de cada um de vocês que estão fazendo a coisa acontecer”. 

O evento ocorreu em um espaço de 6 mil m², configurado para acomodar 50 pits, onde os participantes expuseram seus projetos e competiram em arenas oficiais, utilizando quase duas toneladas de equipamentos para a formação de robôs em quatro categorias. 

Programa EducAção 10 Anos 

O Decreto Nº 1.497, de 10 de outubro de 2022, reforça o dever da sociedade e do Poder Público em garantir a educação como direito fundamental. Dentro do Programa EducAção 10 Anos, estão sendo implementadas 30 políticas públicas e 135 ações, incluindo investimentos em tecnologias digitais para salas de aula, conectividade nas escolas e robótica. 

O secretário Alan Porto enfatizou que o programa coloca a robótica educacional no centro, preparando as escolas para atender os estudantes do século XXI. As tecnologias são utilizadas para potencializar o acesso e a qualidade da educação, contribuindo para um ensino mais personalizado e aprimorando a prática do educador. 

“Tomamos a decisão, dentro do nosso programa EducAção 10 anos, de colocar robótica educacional no centro, colocar o estudante como protagonista, o estudante do XXI. É nosso dever preparar as nossas escolas para atender esses gênios, que são os nossos estudantes”, enfatizou o secretário durante a abertura do festival. 

Ainda segundo o decreto, em Mato Grosso, as tecnologias serão utilizadas para potencializar o acesso e a qualidade da educação. As ferramentas serão mais um apoio no processo de aprendizagem centrado no estudante, contribuindo para um ensino cada vez mais personalizado e gerando informações para aprimorar a prática do educador. 

Mato Grosso avança significativamente na educação, refletido nos recentes resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mostram melhorias contínuas no desempenho dos estudantes, evidenciando o sucesso das políticas públicas e o compromisso do estado com a inovação e qualidade educacional.  

Milena Vilar
Milena Vilarhttp://www.360news.com.br
Milena Vilar é jornalista de Inovação no 360 News apaixonada pela escrita criativa. Escreve colunas de opinião sobre Inovação, Cidades Inteligentes, Cultura, Sociedade eMulheres. Produz matérias dos mais diversos temas, promovendo transformação de ideias e informando com seriedade.

LEIA MAIS

Recomendados