Festival de fotografia com celular resgata o Modernismo de 1922

Maior festival latino-americano do gênero entra na sua 9ª edição no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo

0
45
Categoria "Paisagem" de @arletebonelliphotos.Divulgação

Exatos 100 anos depois, o modernismo de Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Victor Brecheret continua a inspirar novas criações artísticas e transformar experiências já tão intrínsecas ao nosso cotidiano.

O uso do celular, por exemplo, é uma delas. Tirar fotos com aparelhos que possuem memórias quase infinitas é visto por muitos como uma decadência da arte da fotografia. Porém, o acesso fácil ao celular permite que diversos conteúdos sejam feitos de modo mais democrático e inclusivo.

Pensando nisso, a 9ª edição do Mobile Photo Festival traz o tema “Quebrando barreiras – o Modernismo na atualidade”. São diversas categorias que premiaram os vencedores: “Arte Digital”, “Paisagem”, “Documental” e a categoria “Vídeo”, na vertical, uma das mais populares desta edição, cuja inscrição foi feita pelo aplicativo TikTok. Os trabalhos dos artistas vencedores estarão expostos no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo

Para o fundador e organizador do evento, o fotógrafo e produtor cultural, Ricardo Rojas, é preciso fazer o que o movimento modernista já fez, repensar a arte.

Categoria “Retrato” vendedor de @robertofaria001 / Divulgação

“Pensamos em propor um tema central que fizesse com que os participantes se inspirassem, mais do que no método ou na técnica modernista, mas no pensamento modernista, o de ousar pensar diferente, romper padrões estéticos formais e tradicionais”, diz. “E a categoria ‘Ensaio’ é a categoria que vai nos contar por meio de narrativas visuais capturadas com smartphones, como estes artistas veem, sentem ou pensam o Modernismo na atualidade”.

Categoria “Doc” vencedor de @edupassosI45 / Divulgação

Esta edição do Festival ainda traz uma arte exclusiva, “FUSION”, do artista suíço Kilian A.Merz, que é inédita no Brasil. Trata-se de uma combinação de 3 dimensões: realidade, mundo virtual e fragmentos de som, proporcionando uma experiência multissensorial por meio da arte digital. “FUSION” estará disponível para aquisição em NFT logo após o término da exposição.

A exposição do Mobile Photo Festival 2022, começou nessa terça-feira (14) e segue até 26 de junho, no MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Por: Isabella Faria da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui