A Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec-MT) está a 10 anos operando no estado e vem oferecendo diversos cursos voltados para área de tecnologia. O espaço trata-se de uma instituição de ensino superior privada mantida pelo SENAI-MT com sede no município de Cuiabá. Além da capital, existem unidades vinculadas em Várzea Grande, Rondonópolis e Nova Mutum.
O diretor acadêmico da universidade, Valdir Souza, afirma que o foco do Senai sempre foi trabalhar com a educação profissional e a Fatec chegou como uma nova alternativa de se investir no ensino superior. Segundo ele, os cursos de TI são frequentemente demandados por aqueles que sonham em seguir uma carreira no ramo da informática. Sabemos que Mato Grosso é um estado onde o agronegócio é predominante, dessa forma, a economia está diretamente ligada a esse setor que possui grande potencial para indústria. Valdir relata que dentre os cursos superiores mais procurados está o de tecnologia em agrocomputação.
De acordo com a equipe da Fatec, um Tecnólogo em Agrocomputação projeta e aplica soluções para o setor agrícola, além do gerenciar softwares de automação para aumentar a produtividade do agronegócio e agroindústria. Após a conclusão o profissional poderá atuar em empresas de tecnologia, desenvolvimento de projetos, assessoria técnica e consultoria, institutos e centros de pesquisa, além de organizações do setor agrícola e industrial.
Eles explicam que um Tecnólogo possui o mesmo reconhecimento dos tradicionais bacharelados, tanto para o exercício profissional, quanto para o aperfeiçoamento e pode, ainda, seguir seus estudos em pós-graduações, especializações e MBA’s ou em Mestrado e Doutorado.
O diretor conta que a universidade possui uma estrutura moderna com ambientes de primeira linha, contendo salas equipadas com recursos multimídia, laboratórios didáticos especializados, centro de pesquisa conectado à internet, videoteca e biblioteca.
Para os interessados em ingressar, a faculdade possui um vestibular próprio e aproveita nota do Enem. Valdir reforça que o vestibular para ingresso no ano de 2023 está previsto para 3 de dezembro de 2022, mas que eles também costumam realizar vestibulares por agendamento. Por exemplo, as vezes grandes empresas querem inserir funcionários para estudarem na Fatec, a partir disso pode ser feito um vestibular específico dentro daquela empresa.
Por: Victória Oliveira