Fã clube espera que medida possa evitar novos acidentes durante apresentações da turnê

Proposta enviada em 2021 à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) voltou a ser assunto nesta sexta-feira (24), mesmo dia do primeiro show de Taylor Swift na capital.

A deputada estadual responsável pelo projeto de lei, Marina Helou, divulgou junto do fã clube Taylor Swift Brasil um abaixo-assinado em apoio ao texto, que decreta o estado de emergência climática no território do estado devido aos efeitos das mudanças climáticas e das alterações nos ciclos naturais geradas por atividades humanas.

O projeto de lei Nº 759 / 2021 foi publicado no dia 9 de setembro de 2021 e no momento está em tramitação ordinária, segundo o site da Alesp. Ainda que motive medidas preventivas a acidentes durante os shows, a iniciativa apoiada pelo fã clube e pela autora da proposta tem como objetivo mobilizar ação política em resposta à mudança climática, visto que o texto também sugere ações e diretrizes para o poder público.

“Toda frustração, despreparo e infelizmente a fatalidade que aconteceu no Rio de Janeiro no primeiro show do The Eras Tour está ligada à onda de calor que mostra como a crise climática não pode ser ignorada”, diz o texto do abaixo-assinado, hospedado na página da própria deputada. “Se aprovado, o projeto obriga o poder público e o setor privado a criar ações para se adaptar e garantir o bem-estar da população diante dos efeitos das mudanças climáticas”, conclui.

“A emergência climática exige uma resposta coletiva e imediata. A união dos fãs de Taylor Swift em apoio a este projeto é uma demonstração de como a população, principalmente os jovens, pode influenciar positivamente a agenda política”, disse a deputada Marina Helou em nota para a imprensa.

“Queremos deixar um legado positivo após os shows de São Paulo, não só para o nosso estado, mas também para o país. Apoiar uma iniciativa que pode realmente melhorar essa realidade mostra que a nossa preocupação vai além das apresentações, visando o bem comum”, comenta em nota Rebeca Gois, administradora do portal Taylor Swift Brasil, que hoje conta com mais de 340 mil seguidores nas redes sociais.

Após Ana Benevides, de 23 anos, morrer no sábado (18) vítima da onda de calor durante apresentação da cantora no estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro, o ministro Flávio Dino assinou uma portaria através da Secretaria Nacional do Consumidor, que garantiria acesso gratuito a garrafas d’água de uso pessoal em eventos. No mesmo sentido, as deputadas estaduais Erika Hilton (PSOL-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP) também anunciaram propostas legislativas que visam a distribuição de água em shows.

A T4F, responsável pelos eventos de Taylor Swift no país, sinaliza que irá garantir água gratuita para o público em todas os acessos do Estádio Allianz Park, na Zona Oeste de São Paulo. Garrafas plásticas flexíveis e copos de água lacrados também serão autorizadas nas entradas. A arena deve receber 44 mil visitantes no primeiro show da cantora na capital esta sexta-feira (24). No entanto, a Defesa Civil alerta para tempestades durante a apresentação.

Outro fã clube, o Update Swift Brasil, com cerca de 300 mil seguidores, se mobilizou nesta sexta próximo ao estádio para distribuir isotônicos e barrinhas de cereais nas filas de acesso.

Texto: Um só Planeta