O número representa um aumento de 23,06% em relação ao ano anterior e coloca o mundo árabe como um dos principais parceiros comerciais da nação sul-americana, que também faz muitos negócios com China e Europa.
Os países árabes do Oriente Médio e Norte da África compram predominantemente produtos agrícolas como carne e grãos do Brasil. As vendas desses bens representaram 71% do total exportado pelo Brasil para a região, informou a Câmara.
Assim como nos anos anteriores, destacaram-se as exportações de frango brasileiro para os países da Liga, com alta de 26,35% em valor, pois os negócios não foram afetados pelas tentativas de aumentar a produção interna no Oriente Médio.
As nações árabes pagaram em média cerca de US$ 2.172 por tonelada de frango brasileiro em 2022, acima dos US$ 2.022 desembolsados pelos outros clientes do Brasil, disse a Câmara.
Os dados destacam a importância do Brasil como fornecedor de alimentos halal para o mundo árabe, onde os compradores pagam um prêmio pela carne produzida de acordo com as exigências alimentares muçulmanas. Também evidencia os efeitos da forte demanda por importações no Oriente Médio e Norte da África, e o impacto da inflação global de alimentos sobre os valores do comércio.
Conforme a Câmara, a inflação global de alimentos foi exacerbada pela pandemia e pela guerra na Ucrânia, que interromperam os fluxos comerciais internacionais de milho e trigo e elevaram os preços.
A capacidade do Brasil de produzir grandes volumes de alimentos halal de alta qualidade sugere que o país continuará sendo um grande fornecedor de frango, mesmo com os países árabes importadores investindo para aumentar a capacidade local subsidiada pelas receitas do petróleo, disse a Câmara.
Fonte: Reuters
Por: Portal do Agronegócio