Nos dois dias de evento, temas como o futuro do trabalho, opções de carreiras, conflito de gerações e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras foram abordados
Planejamento de carreira, perspectivas e necessidades do mercado de trabalho foram alguns dos assuntos que quase 4 mil estudantes da rede pública de ensino do Estado tiveram acesso durante a ‘Expo Estudantil’, realizada nos dias 26 e 27 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal. O evento foi uma ação conjunta entre o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) e o Governo do Estado, por meio da Seduc-MT (Secretaria de Estado de Educação), para apresentar aos jovens possibilidades de futuro e como fazer boas escolhas.
Durante o evento, foram realizadas palestras com orientações sobre as escolhas profissionais, áreas de atuação, preparo para o mercado de trabalho, opções de carreiras, conflito de gerações e como desenvolver habilidades empreendedoras para ser um profissional de destaque.
Além das palestras, a programação incluiu painéis e uma exposição de carreiras para os alunos, com produtos, serviços e oportunidades ofertadas pelos parceiros expositores.
“Criamos uma oportunidade para eles conhecerem aquilo que tem de melhor no mercado de trabalho, mas principalmente quais são as características empreendedoras que eles podem desenvolver, o que um empreendedor de sucesso faz, o que ele precisa ter, quais eles têm e como empreender na carreira e ter sucesso. O papel do Sebrae Mato Grosso é apoiar o desenvolvimento desses jovens e transformar eles nos grandes empresários, gestores, profissionais que teremos no futuro de Mato Grosso”, destacou Sandro Rossi, gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT.
A ‘Expo Estudantil’ marcou o encerramento do Circuito Sebrae de Palestra Estudantil, que percorreu dez cidades de mato-grossenses e impactou mais de 5 mil estudantes do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do ensino médio de todas as regiões do estado.
“Vocês terão que fazer uma escolha”, disse o secretário de Educação do Estado, Alan Porto, em discurso de abertura do evento. Na oportunidade, ele aproveitou o momento para incentivar os alunos a continuarem a busca por conhecimento e orientações.
“Tem muitos que vão optar por já fazer a graduação ou um curso técnico, outros já devem ingressar no mercado de trabalho, mas é fundamental aprimorar suas qualificações. E nós [Seduc e Sebrae] estamos aqui com vocês, para mostrar alguns caminhos, quais são as possibilidades que vocês terão nesse mercado de trabalho”, completou Alan Porto.
Educação empreendedora
À frente da organização da ‘Expo Estudantil’, a gestora da Educação Empreendedora da agência Cuiabá, Thais Mara, pontua que a ação deverá impactar, positivamente, no futuro dos participantes.
“A educação empreendedora aumenta a possibilidade desses jovens serem profissionais de destaque. É um conhecimento que vai além de empreender, pois quando esses estudantes têm acesso a essa metodologia, eles desenvolvem habilidades como: liderança, comunicação, resiliência, autoconfiança, criatividade e inovação, além da capacidade de enfrentar e administrar conflitos e incertezas. Então, para transmitir um pouco desse conhecimento, elaboramos esta programação que tenho certeza será um despertar desses jovens para o universo de possibilidades que é o empreendedorismo”, ressaltou.
Para a professora da escola estadual Escola Maria da Cunha Bruno, Shirley de Oliveira Cardoso, a programação conseguiu sensibilizar seus alunos. “Trouxemos uma turma de terceiro ano, pois acreditamos que as palestras seriam fundamentais, mas quando chegamos aqui encontramos também inúmeras mostras de cursos e oportunidades, e isso fez com que todos os alunos interagissem com as universidades e instituições, foi sensacional”, pontuou a educadora.
Motivação
A educação empreendedora, como ferramenta de desenvolvimento de carreiras de sucesso, já transformou vidas de jovens como a do Gustavo Matheus, de 17 anos, aluno da escola Jaiminho, em Várzea Grande. Ele conta que se apaixonou pela área da mecatrônica.
“É um curso que estou gostando bastante, foi algo que entrou na minha vida de uma forma extraordinária, teve um impacto tremendo. Pessoas como eu, que está no interior, nem sempre tem acesso a esses conhecimentos, mas consegui e é muito gratificante”, comentou o estudante que hoje é um dos integrantes da equipe de robótica do Senai, uma das instituições parceira na ação.
O conteúdo apresentado durante a ‘Expo Estudantil’ também inspirou a aluna Caroline Vitória, que aos 16 anos planeja ser dona do próprio negócio.
“Aprendi bastante sobre o empreendedorismo e espero aplicar isso no meu futuro e começar desde cedo, como foi com o Davi Braga [palestrante], que desde os 13 anos já vem empreendendo”, planeja a estudante que completa. “Ele abriu minha cabeça para outras possibilidades e irei tentar me espelhar no que ele disse”, finalizou.
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT