A inovação voltada à experiência do usuário é o mote de duas startups levadas à Gramado Summit pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict). A InovaPictor torna a propriedade intelectual mais acessível e simplificada, auxiliando nos processos de estabelecimento da marca, enquanto a Veloce.Tech oferece uma tecnologia para facilitar e simplificar a experiência de clientes, integrando meios físicos e digitais para pagamento e e-commerce. Ambas foram selecionadas no edital do programa Startup Lab, da Sict, que levou 10 startups para o evento.
Criada em 2015 pelo professor de Design e Publicidade Luís Werlang, a InovaPictor desenvolveu o Pibot, um sistema pensado para se tornar um hub de propriedade intelectual e facilitar a experiência de empreendedores e empresários que precisam registrar marcas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O software permite o acompanhamento do registro, bem como notificações caso haja novidades durante o processo no INPI.
Atualmente, a startup conta com 350 clientes em 15 estados brasileiros, nos Estados Unidos e na República Tcheca, e tem quatro colaboradores de formação interdisciplinar. O mercado no qual atuam é, sobretudo, voltado a advocacia, contabilidade e grandes indústrias que monitoram mais de uma marca e desejam tornar o processo mais fácil, intuitivo e automatizado.
Outra forma de facilitar a experiência do usuário por meio da tecnologia foi apresentada pela Veloce.Tech, fundada por Eblen Kalil Neto e Marlise Lorini Kalil. Os dois partiram da perspectiva de encantar o turista da serra gaúcha, com a emissão de ingressos por meio de vouchers comprados antecipadamente. Durante a pandemia, a startup cresceu ainda mais, por facilitar diversos processos em softwares e aplicativos multiplataforma.
Há 23 pessoas trabalhando na startup, cuja base é Porto Alegre, mas há operações realizadas no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica) – onde conheceram o Startup Lab. Atualmente, a Veloce.Tech conta com cerca de 200 clientes, entre arenas de futebol, parques temáticos, bares, restaurantes e teatros.
Durante a Gramado Summit, o objetivo da dupla de fundadores, formados em Tecnologia da Informação (TI), foi divulgar a empresa como alternativa viável a diversos segmentos. “Queremos atrair investimentos em governança e vislumbrar alguma oportunidade de mercado que ainda não estejamos sabendo enxergar”, compartilhou Kalil Neto, que também atua como CEO.
Gramado Summit
A Gramado Summit é um evento de inovação realizado no Serra Park, em Gramado, entre os dias 12 e 14 de abril. Mais de 200 palestrantes vão discutir o ecossistema de inovação global. As trilhas de conteúdo envolvem temas como vendas, gestão e estratégia, finanças, saúde no trabalho, ecossistema de startups e comunicação e marketing. A edição 2024 está marcada para os dias 10 a 12 de abril.
Fonte: Inova RS