Um dos aspectos mais abordados pelos empresários e representantes da indústria durante o Congresso da APAS Show 2022 foi a experiência de compra do consumidor e tudo o que influencia nesta fase da negociação. De acordo com Bruno Busquet, Presidente do POPAI Brasil, trata-se de uma união de elementos como estratégia, mix & pricing, e-commerce e omnicanalidade, porque tudo isso direciona para a experiência de compra. “Empresas que focam em experiência a partir do desejo do cliente têm 60% mais lucro”, afirma o executivo durante o evento Pós-APAS Show 2022, em São Paulo.
Segundo Busquet, é importante começar a mudar a cultura pelo colaborador e focar o pensamento dele na experiência do cliente. “A jornada é a coisa mais importante que qualquer empresário deve ter hoje em dia e esse é o momento de personalizá-la”, diz.
Mapeamento e colaboração
Para o executivo, além de capturar e armazenar os dados, é preciso mapear a jornada de cada cliente. “Se pensarmos na jornada digital, o usuário deixa um rastro de dados que incluem informações valiosas sobre o seu comportamento, por exemplo. Depois de analisar isso tudo, a jornada precisa ser feita em cima do que ele deseja”, acredita o Presidente do POPAI Brasil.
O melhor caminho para que a experiência de compra seja cada vez melhor é, segundo Bruno Busquet, a colaboração. Para ele, a transformação da jornada do cliente inclui a indústria através das marcas e o varejista com a mudança de mindset. “Hoje 80% dos consumidores tomam a decisão no digital. Ele sabe o que quer antes de entrar na loja”, completa.