Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) prevê mais de 150 mil elétricos e híbridos vendidos
Segundo análise da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de veículos totalmente elétricos e híbridos no Brasil devem aumentar 60% este ano em relação a 2023. O grupo, que representa montadoras como as chinesas BYD e Great Wall Motor, prevê vendas acima de 150 mil carros para 2024.
- Previsão da ABVE apontou que mercado de elétricos no Brasil deve crescer em 2024, com aumento de 60% nas vendas em relação ao ano passado;
- Conclusão vem após as vendas terem aumentado 91%, para 93.927 veículos em 2023;
- Em 2024, a indústria espera vendas acima de 150 mil EVs e híbridos;
- Para a associação, ritmo continuará intenso — apesar de uma ligeira tendência de queda global.
A ABVE disse em comunicado que o mercado brasileiro de carros elétricos, que é baseado principalmente em importações, manterá seu “ritmo intenso” mesmo depois que o governo reimpôs os impostos de importação sobre veículos elétricos e aumentou as taxas sobre híbridos.
Desde o dia primeiro de janeiro, entrou em vigor a alíquota de impostos que taxa os veículos eletrificados, sejam eles híbridos ou totalmente elétricos, gradualmente, até 35%, o que significa que os preços devem aumentar para o consumidor.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a ideia é ajudar a desenvolver a cadeia automotiva nacional.
EVs: os cinco lançamentos mais esperados de 2024
Com os carros elétricos ganhando força no mercado automobilístico, 2024 verá a chegada de uma grande variedade de veículos de energia limpa.
Entre os modelos mais esperados para lançamento este ano estão o Mini Cooper SE, um desenvolvimento conjunto entre a BMW e a montadora chinesa GWM, e o Citroen e-C3, já considerado um dos supermini totalmente elétricos mais acessíveis. Veja aqui lista completa!
Fonte: Olhar Digital