O Brasil tem testemunhado uma evolução significativa nos investimentos direcionados ao setor de transformação digital corporativa. À medida que as empresas buscam se adaptar a um cenário de negócios cada vez mais digital, os investimentos nesse setor têm se tornado cruciais para impulsionar a inovação, melhorar a eficiência operacional e garantir a relevância em um mercado competitivo.
Segundo dados do relatório da International Data Corporation (IDC), que contou com a participação de mais de 370 organizações da LATAM, sendo 189 no Brasil, mostra como a adoção de tecnologia e inovação depende muito do mercado e do cenário em que estão sendo implementadas. Contudo, embora as projeções para o futuro sejam positivas, estima-se que a TI terá crescimento de investimentos de 14,7% até 2026, as particularidades históricas da América Latina refletem na capacidade de investir em tecnologia e sua adesão.
Emerson Lima, fundador e CEO da Sauter, referência em serviços de analytics, engenharia de software, dados e, principalmente, em IA Generativa, afirma que o Brasil, assim como muitos outros países, está imerso em uma era de transformação digital acelerada. “O Brasil tem muito a se beneficiar a partir do ganho eficiente que uma tecnologia como GenAI pode trazer. Infelizmente, somos um dos países com a menor produtividade no mundo e que enfrenta um problema grave de falta de mão de obra qualificada que atingiu a marca de 81% em 2022 – a média global é de 75%. Isso, automaticamente, cria oportunidades incríveis para que as empresas possam trabalhar melhor a ineficiência de seus processos e da falta de gente para executá-los, fazendo um bom uso de inteligência artificial”, pontua.
Pensando na evolução dos investimentos no setor de transformação digital corporativa no Brasil, que está refletindo na busca contínua por inovação e eficiência das empresas, Emerson listou três áreas de investimentos que podem fazer com que as companhias tenham grande diversificação competitiva. São elas:
Inteligência Artificial e Machine Learning: O investimento em soluções de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) tem sido uma prioridade. Empresas estão aplicando essas tecnologias para análise de dados, automação de processos e tomada de decisões mais informada.
Computação em Nuvem: A migração para plataformas de computação em nuvem continua a ser uma tendência, proporcionando flexibilidade, escalabilidade e redução de custos. Empresas estão buscando soluções em nuvem para armazenamento, processamento e colaboração.
Cibersegurança: Os investimentos em cibersegurança são pilares essenciais para garantir o sucesso e a sustentabilidade da transformação digital. À medida que as organizações avançam para um ambiente digital mais complexo, a cibersegurança não deve ser vista apenas como uma medida reativa, mas como um elemento estratégico que impulsiona a confiança do cliente, protege os ativos digitais e promove a inovação segura.
Sobre a Sauter – Fundada em 2020, a Sauter é referência em serviços de cloud, dados e IA Generativa. Com expertise para gerar inovação por um olhar consultivo e customizado para cada negócio, atende empresas de diversos segmentos, como varejo, finanças, saúde e outros. Tem como propósito apoiar a evolução digital do mercado e contribuir com a próxima geração de serviços de tecnologia, com uma atuação inclusiva e socialmente responsável. Em 2023, conquistou o prêmio de Google Partner of the Year na modalidade de serviços.
Opinião: Emerson Lima