Os alunos de Automação Industrial da unidade Senai de Sinop, Junior Bergamo e Sebastião Firmino Bezerra Neto, conquistaram o primeiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no último sábado (31.08), em Lucas do Rio Verde. Com essa vitória, os estudantes garantiram vaga para participar da etapa nacional que acontece em Goiânia (GO), de 11 a 17 de novembro.

Junior e Sebastião são alunos do Novo Ensino Médio, uma parceria entre o Senai MT e a Seduc-MT. A etapa estadual da OBR foi realizada na Escola Municipal Érico Veríssimo e reuniu 63 equipes dos municípios de Lucas do Rio Verde, Sinop, Nova Mutum, Sorriso e Cuiabá, totalizando 240 estudantes de escolas públicas e particulares.

No caso dos estudantes do Senai Sinop, eles competiram no Nível 2 – destinado a alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio ou no caso deles, Ensino Técnico. Para isso, eles montaram um robô de lego dentro da unidade Senai utilizando os conceitos aprendidos no curso e tiveram êxito nas três provas realizadas, se destacando como melhor resultado geral.

“Eles construíram um robô de lego utilizando a criatividade, aplicando os conceitos de mecânica e de instrumentação aprendidos dentro do curso de Automação Industrial. O robô que os meninos levaram era um robô do tipo esteira, que utilizava sensor de cor e sensor ultrassônico para realizar as tarefas”, explicou o mentor dos alunos, Américo Koji.

O robô foi alterado um dia antes da competição, como lembrou o aluno Junior Bergamo. E essa alteração de rodas por esteiras foi o que, na opinião do jovem, fez com que eles conseguissem alcançar a vitória.

“No último dia antes da competição nós decidimos alterar o robô por completo. O robô se locomovia por rodas, isso acabava ocasionando a falta de aderência e a falta de força para conseguir realizar alguns percursos da competição. Decidimos de última hora criar outro robô, que iria se locomover por esteiras, e dessa forma começamos a parametrizar o robô, tirar a quantidade das medidas que ele deveria virar e por aí vai. Analisando o percurso do robô, eu percebi que deveríamos diminuir o alcance de leitura do sensor, deixá-los mais próximos e assim fizemos enquanto estávamos na competição”, explicou o aluno Junior Bergamo

Entre as provas estavam pistas e arenas definidas no momento, com desafios que consistiam no robô percorrer rampas, quebra-molas, seguir linhas, desviar de obstáculos e a modalidade de resgate, que consistia em fazer o resgate de uma bola e colocá-la em local certo.

E com 76 pontos à 72 pontos da equipe adversária, os alunos do Senai Sinop se consagraram campeões da etapa estadual da OBR.

Texto: Julia Oviedo