sábado,23 novembro, 2024

Estônia, um país exemplo em transformação digital

Você já imaginou viver em uma sociedade onde os serviços são inteiramente digitalizados? Isso já é uma realidade na Estônia. Um exemplo de transformação tecnológica, o país fornece inúmeros serviços de formas totalmente digitalizadas, se tornando referência no quesito administração pública digital.

No atual cenário, boa parte dos serviços governamentais, como certidão de nascimento, registros de empresas, receitas médicas ou pagamentos de taxas são acessados de maneira online. Essa conectividade gera mais tempo livre para o cidadão resultando em uma maior qualidade de vida.

Em casos de acidentes, por exemplo, os paramédicos podem acessar digitalmente todos os dados médicos da vítima para garantir o melhor atendimento possível. Em paralelo, o hospital para onde aquele paciente será levado também é informado em tempo real sobre à sua chegada e seu histórico médico. Enquanto isso, as receitas médicas são prescritas 100% online.

Como na maioria das vezes contato entre população estoniana e seu governo ocorre digitalmente, foi criado um documento de identidade digital que permite que cada residente possa ser reconhecido online, podendo assim ter acesso aos serviços públicos. Esse documento é emitido pelo próprio governo e é obrigatório.
Até o momento, somente três serviços públicos necessitam da presença física da população estoniana: divórcios, casamentos e transferências de titularidade de imóveis. Outros procedimentos podem ser efetuados inteiramente na internet.

Imagina conseguir exercer o seu direito à democracia sem precisar enfrentar longas filas? Na Estônia isso é possível. Até mesmo às eleições do país funcionam de forma inovadora. Lá elas são feitas por meio de um modelo híbrido, ou seja, presencial e online. Na última eleição, 40% dos votos foram registrados em formato digital.

Um recurso muito interessante para os profissionais que atuam com CNPJ é o programa E-residência. A ideia foi criada para facilitar a vida dos empreendedores que buscam explorar o mercado europeu. O programa permite que pessoas de qualquer lugar do mundo tenham acesso aos serviços do governo estoniano, como abrir uma empresa, acessar serviços bancários e de pagamentos online, assinar e autentificar documentos e declarar impostos. Para isso não é necessário ter um diretor local para operar a empresa de forma presencial, o E-residente é completamente dono do empreendimento.

As conquistas da Estônia fizeram a nação ser reconhecida mundialmente pelas ações implantadas. Diversos gestores públicos e entusiastas da transformação digital voltaram os olhos para o modelo de serviço estoniano. No Brasil isso não foi diferente.

Foto: Divulgação

Em 2019 surgiu o Estônia Hub, uma iniciativa privada que busca replicar as melhores práticas do modelo de transformação da Estônia no Brasil, proporcionando trocas de informações que possuam um potencial transformador. A organização afirma acreditar que o contato direto entre a Estônia e outros países serve como ignição para novas ideias, projetos e sonhos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de seus cidadãos.

A Gerente de Relações Internacionais do Estônia Hub, Katharina Lehman, estará presente em Cuiabá, para o Fórum de Cidades Inteligentes e Sustentáveis. O Fórum busca aproximar os agentes da Industria em Mato Grosso para debates voltados aos temas de tecnologia, inovação e smart cities. As vagas são limitadas, portanto, o evento requer inscrições antecipadas. Para os interessados em participar é possível obter mais informações nas redes sociais do @instituto.inovabrasil.

Por: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados