Quando se ouve falar em “cidade inteligente”, imagina-se um lugar conhecido por universidades de renome ou pelas indústrias inovadoras. No entanto, o índice desenvolvido pelo Institute for Management Development (IMD), o Smart City Index, aborda a questão de forma um pouco diferente.
Este estudo avalia as “percepções dos residentes sobre questões relacionadas com as estruturas e as tecnologias disponíveis nas suas cidades”. Por “estruturas” referem-se à infra-estrutura; e por “tecnologia”, à tecnologia e aos serviços. As cidades são então avaliadas em termos de saúde e segurança, mobilidade, actividades, oportunidades e governação.
Para o ranking de 2024, foram analisadas 142 cidades. Então, qual é a cidade mais inteligente do mundo? Pela quarta vez consecutiva, é Zurique. A cidade suíça destaca-se em particular pela a oferta de transportes públicos, pelo saneamento básico, a educação e a segurança pública, embora esteja confortavelmente acima da média em todos os factores.
Oslo ficou em segundo lugar, também pela quarta vez, destacando-se especialmente pela mínima congestão de tráfego e pelos espaços verdes. A capital australiana, Camberra, ficou em terceiro lugar, graças à baixa poluição do ar e ao facto de ser percebida como um ambiente acolhedor para minorias. Lisboa caiu para o 108.º lugar do Smart City Index.
As cidades mais inteligentes do mundo
- Zurique, Suíça
- Oslo, Noruega
- Camberra, Austrália
- Genebra, Suíça
- Singapura
- Copenhaga, Dinamarca
- Lausanne, Suíça
- Londres, Reino Unido
- Helsínquia, Finlândia
- Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Pode ler mais sobre o índice do IMD aqui.
Escrito por Liv Kelly