No Web Summit Rio 2025, Marcio Aguiar conta quais são as estratégias da NVIDIA para as próximas evoluções da IA.
A NVIDIA não quer perder a liderança da revolução da Inteligência Artificial e, para isso, está se reinventando. Marcio Aguiar, diretor executivo da companhia para a América Latina, conta que a evolução das últimas décadas passou pelo mercado de games até o processamento gráfico para chegar na Inteligência Artificial, em 2012.
“São 13 anos aprendendo, reformulando, evoluindo. Junto com outras grandes empresas, startups e seis milhões de desenvolvedores que têm acesso ao nosso software, temos um grande ecossistema voltado para a inovação. Mas estamos apenas no começo, ainda há muito a ser feito. Um grande mercado se apresenta para a gente com muitas oportunidades”, afirma Aguiar.
Omniverso
Enquanto as atenções da maioria se voltam para os Agentes de IA, a NVIDIA já fala sobre a próxima era da tecnologia: a Physical AI, ou seja, a IA Física. É o que chama de “Omniverso“, um ambiente no qual robôs humanoides farão, inclusive, tarefas manuais repetitivas.
Nesse sentido, a companhia está indo muito além dos GPUs. “Estamos reinventando o que chamamos de empresa de tecnologia. É necessário pensar em uma dinâmica de infraestrutura completamente nova para conectar todas as áreas em torno da IA. Não é mais apenas sobre GPU, é sobre soluções completadas no núcleo do computador principal para colocar a expertise das empresas em prática, e permitir que elas entreguem um melhor produto para os consumidores”, afirma Marcio.
O executivo afirma que, neste momento, o trabalho mais importante da NVIDIA é o desenvolvimento de softwares e frameworks otimizados e de código aberto – que já são mais de 900.
Caminho a ser percorrido
Para aquelas empresas que estão pressionadas a adotar IA e sentem que já ficaram para trás, a mensagem de Marcio Aguiar é enfática: “Estamos no ponto de inflexão da IA. Há um caminho para implementar a tecnologia e competir no nível que outras grandes organizações estão competindo.”
Mas, para isso, é necessário ter um plano bem estruturado e contar com uma equipe capacitada colocá-lo em prática e envolver o negócio como um todo. Afinal, a IA deixou de ser algo apenas do departamento de tecnologia.
“É normal ter dúvida de como aplicar IA nos negócios. O mais importante é mudar o mindset da empresa, de forma que os departamentos interajam entre si e seja possível desenvolver um modelo de linguagem próprio, que trará informações melhores para o negócio”, afirma o diretor da NVIDIA.
IACX 2025
A Inteligência Artificial está transformando a maneira como empresas e marcas se conectam com seus consumidores. No IACX, seminário realizado pela Consumidor Moderno e pelo Grupo Padrão, lideranças compartilharão estratégias e desafios para colocar essa tecnologia revolucionária em prática.
Marcio Aguiar é presença confirmada no IACX!
O evento será realizado no dia 6 de maio e terá transmissão online. Inscreva-se já e não fique de fora do futuro do CX!
Por: Larissa Sant’Ana