Os desafios do varejo para atender a consumidores mais atentos e exigentes com relação a critérios ambientais, sociais e de governança serão tema, nesta quarta-feira (31), do “Fórum BandNews FM: ESG no varejo”. O evento será realizado pela rede de rádios em parceria com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
A âncora e editora-executiva de jornalismo da BandNews FM, Sheila Magalhães, e a colunista da rádio e editora-chefe do portal Mercado&Consumo, Aiana Freitas, vão mediar a discussão, recebendo Marcel Fukayama, cofundador do Sistema B Brasil, Valéria Café, membro do Comitê de ESG da FecomercioSP e diretora de Vocalização e Influência do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), e Jandaraci Araujo, CFO da 99 Jobs, integrante de conselhos como Instituto Inhotim e WCD-Brazil (WomenCorporateDirectors).
O fórum será realizado a partir das 15h na sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, no Morumbi, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo no dial, para toda a rede de rádios, e também em vídeo, pelas plataformas digitais oficiais da BandNews FM.
Estourando a bolha
A preocupação com as questões ESG está começando a estourar a bolha do mundo corporativo e passando a aparecer na vida das pessoas. Segundo um ranking da agência Lew’Lara TBWA, em parceria com a DCode, sobre reputação das empresas nas práticas ESG, o pilar ambiental é o mais lembrado pelo brasileiro na hora de decidir se relacionar com uma marca.
Os dados são da primeira edição do “ESG Consumer Index”, estudo que avaliou a reputação das empresas e a percepção dos consumidores quanto às ações ESG. Ao todo, foram selecionadas 160 marcas, de diversos setores, que foram avaliadas por cerca de 2 mil participantes. “Nossa pesquisa não é para validar se a uma empresa tem práticas ESG, mas, sim, para medir como o consumidor final percebe essas ações e a comunicação sobre o tema”, explica a chefe de estratégias da Lew’Lara TBWA, Raquel Messias.
Segundo o levantamento, 42% da população geral acredita que as práticas ambientais de uma marca sejam o aspecto mais importante na hora de escolher a empresa, enquanto 32% das pessoas mencionam o tópico social e 25% dos entrevistados citam as ações sobre governança, que na pesquisa foi traduzido como “ética honestidade nos negócios”.
Ainda segundo índice da Lew’Lara TBWA, a importância dada a cada um dos pilares ESG variou conforme quesitos de gênero, idade e localização dos entrevistados.
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Por: mercado e consumo