O setor empresarial desempenha papel central na exploração desenfreada dos recursos naturais desde a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII. Por isso, tem obrigação de se posicionar como protagonista na promoção da sustentabilidade. É neste sentido que o professor Ricardo Ribeiro Alves, administrador, Mestre e Doutor em Ciência Florestal, lança o livro ESG: O Presente e o Futuro das Empresas pela Editora Vozes.
Na obra, o especialista defende que o cenário calamitoso de mudanças climáticas ainda pode ser revertido ou pelo menos minimizado se as empresas se comprometerem com práticas efetivas de ESG, sigla em inglês para “Environmental, Social, and Governance”, em português “Ambiental, Social e Governança”. O termo refere-se às iniciativas adotadas com o objetivo de melhorar a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa no que tange às questões ambientais.
12° livro sobre sustentabilidade ambiental e negócios de Alves, o título resgata as origens do conceito de ESG e explica como e porque ele ganhou destaque na agenda empresarial, tornando-se pilar indispensável para a prosperidade dos negócios que visam o crescimento saudável. “A busca pelas melhores práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade é hoje parte essencial da estratégia financeira das empresas”, avalia.
Além de oferecer embasamento aprofundado sobre o assunto, o livro tem como diferencial a exposição de exemplos reais de organizações que implementaram práticas de ESG. O protótipo de uma garrafa de papel, desenvolvido em parceria com a Coca-Cola, o programa de estágio exclusivo para pessoas pretas, promovido pela Ambev, e a adoção de programas de compliance por inúmeras empresas são alguns dos diversos cases explorados.
ESG: O Presente e o Futuro das Empresas conta, ainda, com exercícios e ferramentas de mapeamento adaptáveis para empreendimentos de todos os portes. Estes recursos são primordiais para acompanhar a efetividade das ações propostas e garantir que elas não fiquem apenas no discurso. Com os ensinamentos de Ricardo Ribeiro Alves, será possível solidificar uma cultura corporativa focada na melhoria contínua dos quesitos ambientais, sociais e de governança, da microempresa à multinacional.
Ficha técnica
Título: ESG: O Presente e o Futuro das Empresas
Autor: Ricardo Ribeiro Alves
Editora: Editora Vozes
ISBN: 9786557138465
Formato: 13.7 x 1.3 x 21 cm
Páginas: 280
Preço: 75,00
Onde encontrar: Amazon
Fonte: Jornal Folha Noroeste