Há algum tempo, temos notado um aumento significativo na busca por empresas que possuem práticas de ESG (sigla em inglês para “Governança Social e Ambiental”). E não é para menos: de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Trends, a busca por materiais que envolvem esse tema no Brasil quase triplicou no último ano, obtendo um crescimento de 150%.
Nesse sentido, pode-se notar a importância das práticas de ESG, que estão cada vez mais presentes no mundo corporativo, já que elas podem trazer diversos benefícios à organização, como redução de custos e segurança jurídica.
Mas como as empresas podem aplicar ações que envolvem esse modelo de gestão? Para começar, seria interessante utilizar a tecnologia a seu favor, pois ela tem um papel importante na eficácia e na segurança de diversas ações internas de uma companhia.
Um bom exemplo disso seria a implementação de um canal de denúncias, pelo qual os colaboradores e também terceiros possam comunicar à empresa sobre qualquer tipo de irregularidade que esteja acontecendo, tanto relacionado às questões ESG quanto aos demais assuntos.
Ou, ainda, a utilização de plataformas para a otimização de atividades da empresa, como em tarefas que envolvem a análise de dados, essenciais para a identificação de potenciais riscos. Dessa maneira, é possível tomar decisões com mais segurança e precisão.
A agenda ESG chegou para ficar! Optar por alternativas que tenham um papel ativo na melhoria da sociedade e do meio ambiente são a chave para se destacar diante da concorrência. Aqueles que deixarem de se posicionar podem ser abalados negativamente pelo olhar do mercado.