A ESG Education, empresa mato-grossense que atua em Cuiabá, especializada em consultoria sustentável, dedicada a fornecer serviços inovadores para a implementação de ações concretas voltadas ao trabalho digno, antirracismo, inclusão e educação dentro das organizações. A empresa se enquadra nos princípios da sigla ESG (Ambiental, Social e Governança), e companhia busca a transformação empresarial rumo à sustentabilidade e equidade em diversas indústrias dentro de Mato Grosso.
Foi fundada pelas sócias Poliana Queiroz, Mestra em Antropologia; Camiéle Benedita, Psicóloga; e Naryanne Ramos, Advogada especialista em direito trabalhista e previdenciário. A ESG Education, através de uma abordagem holística e orientada para resultados, trabalha em estreita colaboração com seus clientes, entendendo suas necessidades específicas e desenvolvendo soluções personalizadas. A empresa reconhece que cada organização é única e enfrenta desafios distintos, e por isso sua equipe altamente qualificada oferece um serviço adaptado, promovendo mudanças tangíveis e duradouras.
“Nosso foco central, enquanto três mulheres negras que fundaram essa instituição, é desenvolver programas educacionais em ambientes corporativos. Desenvolvemos programas e políticas de diversidade e inclusão, ambientais e de governança em dentro das empresas”, explica Poliana.
“Essa discussão é muito recente em Mato Grosso porque a maioria das empresas são familiares, e quando a gente fala de governança, de processos éticos, transparentes, educacionais, de anticorrupção, é um pouco difícil porque estamos falando de empresas familiares. Então é um ambiente bastante difícil de adentrar. Mas estamos desenvolvendo estratégias para mostrar para a empresa que se não investirem hoje em sustentabilidade, em diversidade e inclusão, ela não vai existir mais”, completa.
No que diz respeito ao trabalho digno, a ESG Education está empenhada em promover condições de trabalho justas e seguras para todos os colaboradores de uma empresa. Através de análises detalhadas, identificação de lacunas e implementação de estratégias, auxilia seus clientes a alcançarem um ambiente de trabalho inclusivo, respeitoso e que valoriza a diversidade.
“Estamos pensando na dignidade do trabalho. Porque as pessoas ainda não estão com um trabalho digno, decente, plural e diverso. Quando a gente fala de sustentabilidade, não é só o verde, o meio ambiente, é o ambiente inteiro, porque também é preciso considerar as pessoas”, relata.
A ESG Education também coloca ênfase especial na luta pela promoção da igualdade de oportunidades, trabalhando para desenvolver iniciativas e programas que eliminem barreiras e promovam a justiça social, atendendo instituições de frentes públicas e privadas.
A educação desempenha um papel fundamental na missão da ESG Education. Através de treinamento e conscientização, a empresa capacita líderes e colaboradores a compreenderem e abraçarem os valores ESG, integrando-os nas práticas diárias de negócios. Dessa forma, a ESG promove uma cultura empresarial de responsabilidade e sustentabilidade, onde as decisões são tomadas considerando o impacto ambiental, social e a boa governança.
“Nosso trabalho é desenvolvido a médio e longo prazo. Porque a gente está partindo da perspectiva de mudança de mentalidade. Não somos uma empresa que faz palestra. Porque acreditamos que a palestra não vai mudar a mentalidade de alguém com uma hora. O nosso processo é educativo, então por isso que a gente entende o contexto, a necessidade da empresa e saber também quais são as missões, visões e valores dessa instituição. A partir daí entramos com consultoria, estudos, avaliações, diagnóstico – casar esse viés educacional com os objetivos da empresa enquanto o negócio”, destaca.
A ESG Education promove uma consultoria experiente e comprometida com a implementação de mudanças positivas. Dispõe de profissionais especialistas que atuam em diversas frentes; antropólogas; advogadas; psicólogas; engenheiras ambientais; pedagogas, dentre outras. Através de uma abordagem colaborativa, a empresa auxilia seus clientes a estabelecerem metas ambiciosas e a desenvolverem estratégias eficazes para alcançá-las. O resultado é uma organização mais resiliente, responsável e preparada para enfrentar os desafios do mundo atual.