A Escola Plena Antônio Epaminondas (EPA), situada no bairro Lixeira em Cuiabá, elaborou um projeto chamado “Gincana digital com games educativos.” As duas primeiras semanas de aula começaram com o tradicional acolhimento para os alunos e foi possível mostrar todas as novidades para iniciarem os estudos com total motivação. Sendo assim, os pais puderam conhecer mais de perto este Game Educativo e dar a retomada do Projeto Escola para a Vida.
O objetivo da gincana foi criar um espaço de aprendizagem divertido, buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Envolver os pais ou responsáveis neste processo de educação também fez parte do início das atividades escolares.
A professora orientadora de área, Deborah Moreira, destaca que a unidade escolar vem primando pelo desenvolvimento integral dos estudantes e apostando no desenvolvimento de competências socioemocionais (habilidades que nos permite lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos).
A equipe gestora iniciou o ano letivo com uma reunião com pais ou responsáveis para apresentar as propostas e sensibilizar os familiares sobre a importância do Projeto Escola para a Vida, que busca o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
“É importante o engajamento da família no processo educativo para obtermos maior sucesso nas ações escolares. Por isso, começamos com uma reunião geral com a comunidade escolar”, frisa.
Para a nova diretora da Escola, Priscila Tavares, é importante que os professores desenvolvam este projeto, pois a educação do século XXI deve preparar o estudante para o mundo contemporâneo, que é complexo e exige tanto habilidades cognitivas quanto socioemocionais. Ela ressalta que o aluno percebe a presença e o interesse dos pais por aquilo que eles fazem e se sentem mais seguros e responsáveis apresentando como resposta um bom desempenho escolar.
“A educação é feita por todos os atores, pais, alunos professores, comunidade escolar. E para que de fato possa acontecer é necessário a participação da família em todas as etapas da vida dos estudantes”, ressalta a diretora Priscilla Tavares.
Fonte: Seduc-MT