Os dez estudantes da equipe de robótica FRC do Senai Nova Mutum, a Mutum-X, ganharam destaque nesta quinta-feira (08.05), no Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado, em um evento organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para homenagear os talentos da educação estadual.
Os alunos de Nova Mutum cursam o Novo Ensino Médio na rede pública estadual, em uma parceria entre o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), que atende a mais de 8 mil alunos em todo o estado.
Na ocasião, o governador Mauro Mendes entregou uma homenagem a cada um dos estudantes mutuenses, que participaram da FIRST Championship, o Mundial de Robótica, que ocorreu em abril em Houston, nos Estados Unidos. Mendes destacou ainda que o Senai MT é um grande parceiro do governo na qualificação profissional.

“Estou muito orgulhoso de ver o resultado deste esforço que estamos fazendo para que a educação pública seja cada vez mais uma educação que cria oportunidades e esses são alguns exemplos de tantos frutos que esse trabalho está dando em Mato Grosso. Quem diria que filhos da escola pública pudessem ir a Houston?”, disse o governador.
Entre os homenageados, estão os alunos Carolina Santos, Eduardo Vidal, Gabriel Batista, Ketlen Carvalho, Luiz Antônio de Lima, Rafael Vieira, Thiago Sousa,Vagner Lorençato Junior, Raul Trennepohl e Yuri Ribeiro. Eles são alunos das Escolas Estaduais Tiradentes e José Aparecido Ribeiro, ambas em Nova Mutum.
A equipe de robótica ainda fez uma apresentação do robô industrial usado nas competições, mostrando alguns dos movimentos realizados na arena dos campeonatos. Além disso, os pilotos da equipe ainda ensinaram o governador a pilotar o robô, em um momento de descontração.
Representando a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), o vice-presidente Cláudio Ottaiano, parabenizou o governador por ter tido “visão” ao unir o conhecimento da indústria à educação pública. “Neste modelo, o estudante está pondo ‘a mão na massa’ e fazendo coisas que a indústria precisa. O Brasil precisa de mais técnicos”, disse o vice-presidente da Fiemt.

O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, pontuou a importância do ensino técnico para a operacionalização de tecnologias que estão mais acessíveis e citou como exemplo uma colhedora de grãos, que precisa de código para o sistema embarcado, muito semelhante ao código utilizado por robôs que os estudantes operam nas competições.
“O ensino técnico é um meio do qual os jovens possam ter acesso a carreiras mais dignas e a futuros melhores a partir de tecnologias que estão a cada dia mais disponíveis. Tenho muito orgulho em hoje estar honrando o Governo do Estado e estar operando junto com a Seduc quase 9 mil estudantes de ensino técnico”, disse Braguini.
Também estiveram presentes no evento a gerente Executiva de Educação Profissional do Senai MT, Jocely Nogueira, o gerente de Transformação Digital e Inovação Educacional, Marcos Ribeiro, o gerente de Competições Educacionais, Diego Andrade, o delegado técnico da FRC, José Valério, a gerente de Operações do Senai Nova Mutum, Adriele Muniz e os mentores da equipe de robótica, Marco Aurélio Fernandes, Maisson Iuri e Adelson Lopes.
Fotos: Mayke Toscano/Secom
Por: Julia Oviedo, em SENAI – MT