Alunos da equipe de robótica FRC da unidade Senai de Lucas do Rio Verde, o Luver Control, realizaram entre outubro e novembro o Projeto “Apaexonados por Robótica”, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lucas do Rio Verde.

A ideia dos alunos e instrutores foi realizar um verdadeiro mergulho no mundo da robótica, da inovação e da tecnologia, promovendo assim o acesso à inclusão digital, independentemente das barreiras físicas ou sociais enfrentadas pelos atendidos pela Apae. Ao todo, 40 pessoas, entre alunos, professores e pessoas com deficiência, foram impactadas diretamente

.

Uma das atendidas pelo projeto, Gabriela Almeida, agradeceu o atendimento dedicado à Apae. “Estou aqui para agradecer o carinho e apoio que vocês deram a nós da Apae de Lucas do Rio Verde e agradeço por terem nos recebido na unidade. E desejo que outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer o mundo da robótica também”, disse Gabriela.

Na avaliação de um dos mentores da equipe Luver Control, professor Thiago Zierse, o projeto foi uma experiência positiva, já que leva um assunto tão específico como a robótica a pessoas que possivelmente nunca tenham tido contato direto, divulgando um novo mundo de possibilidades e incluindo as pessoas com deficiência.

“O projeto trouxe um impacto positivo a todos os envolvidos, trazendo consigo a simplicidade, pois a robótica é um assunto considerado complexo no dia a dia da comunidade. Então os alunos fizeram uma verdadeira imersão no mundo da robótica com o pessoal da Apae”, disse, Thiago.

Na ocasião, a equipe ainda reforçou o compromisso social de promover ações e projetos voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico, expandido o conhecimento adquirido em sala de aula para a comunidade, mantendo Lucas do Rio Verde uma cidade referência em inovação e inclusão.