Uma competição eletrizante e cheia de emoção foi o Torneio Sesi de Robótica – Etapa Regional São Paulo, que ocorreu entre os dias 20 e 23 de março, na capital paulista. Destaque do evento foi a equipe do Senai Nova Mutum, a Mutum-X, considerada uma das novatas de Mato Grosso, com menos de um ano de existência, que acabou conquistando o segundo lugar na competição.

Junto da aliança 2, integrada com as equipes Sesi Senai Sharks (SP) e Sesi Senai Octopus (SP), a Mutum-x chegou até as finais, demonstrando extrema habilidade e conhecimento nas partidas.

“Foram oito meses de trabalho duro, em que trabalhamos todos os dias com estes alunos e para nós é uma alegria imensa ver o avanço deles na ciência, na robótica, na comunicação. Para mim como professor, é um sonho, estamos muito felizes e animados”, disse o mentor dos alunos, Marco Aurélio Fernandes.

.
Mutum-X durante premiação na segunda colocação

A equipe mutuense ainda conquistou o prêmio “Rookie All-Star Awards”, que reconhece a equipe novata de maior destaque na competição. Ainda tiveram outros resultados como da equipe Agrobot, do Senai Rondonópolis, que ficou em terceira colocação, a Canintech, do Senai Sinop, em quarta e a Forest Guardians, do Senai Alta Floresta, em sétimo lugar.

“Para nós é uma grande alegria estar vivendo este momento em que alcançamos o segundo lugar com a Mutum-X, uma equipe que é a nova geração da robótica de Mato Grosso. Alcançamos o terceiro lugar com a Agrobot, o quarto, o sétimo e o oitavo. Somos gratos a cada participante, a cada competidor, cada voluntário e gestor”, disse a gerente executiva de Educação Profissional e Superior, Jocely Nogueira.

Mato Grosso ganhou destaque também por ser o estado que trouxe a segunda maior comitiva ao evento, com um total de nove equipes, ficando atrás apenas dos times da casa, que totalizaram 10 equipes presentes.

Por: Julia Oviedo, em SENAI – MT