De acordo com o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) a definição de ecoturismo é: “um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.
Aqueles que são apaixonados por aventuras, viagens e buscam um contato direto com a natureza não podem deixar de conhecer o ecoturismo em Mato Grosso. O estado é propício para a prática de atividades como trilhas, rafing, rapel e excursões, pois possui uma infinidade de atrativos naturais que são de tirar o fôlego.
A agência de ecoturismo Nature MT fornece serviços para quem gosta de viajar e tem interesse em conhecer as belezas naturais do estado. O proprietário da agência, Jonatas Midon, explica um pouco sobre como a empresa funciona.
Jonatas, que anteriormente atuava na área de tecnologia e como influencer no ramo de viagens, relata que abriu a agência por incentivo de uma amiga que sempre soube o quanto ele gostava de viajar. Por possuir uma vasta experiência no meio, o proprietário decidiu investir nesse sonho.
Com a chegada da pandemia, a empresa precisou parar por uns meses, mas retornou para o mercado, seguindo todas as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), assim que a flexibilização foi liberada.
A Nature MT possui uma filial em Sorriso, mas a sua matriz está localizada em Cuiabá. De acordo com Jonatas, a empresa oferece três formas de serviços diferentes, são elas: excursão em grupo, excursão personalizada e roteiro personalizado.
As excursões em grupo possuem uma quantidade mínima de 14 pessoas e a máxima de 40 pessoas. Já nas excursões personalizadas os clientes contratam os serviços da empresa para viagens individuais, para casais ou para grupos específicos com um roteiro montado em conjunto com o guia. Por fim, existe o serviço no qual o guia apenas monta um roteiro e o disponibiliza para o cliente viajar por conta própria.
Como a maioria das atrações no estado são voltadas para o clima quente, Jonatas explica que realiza uma pesquisa meteorológica com antecedência para estar ciente de como estará o clima e se será possível a realização do passeio.
O proprietário destaca que o diferencial da empresa se encontra no bom relacionamento que a própria tem com o cliente, por meio de um contato direto que proporciona segurança na hora do fechamento de negócios. Segundo ele, a empresa se adequa a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), trazendo ainda mais segurança para os viajantes que a contratam.
Os agendamentos de pacotes podem ser feitos via WhatsApp, dessa forma o proprietário é capaz de tirar as dúvidas dos clientes com uma maior facilidade.
“Muito mais do que apenas oferecer um bom serviço, é necessário fazer com que o consumidor tenha uma boa experiência com a sua empresa. Com chegada de um momento de crise, os negócios acabam não investindo muito em marketing e nem em estratégias para se aproximar do cliente. Porém, são exatamente nesses momentos mais delicados, que uma empresa deve desenvolver a relação com os seus clientes”, finaliza Jonatas.
Por: Victória Oliveira.