Nascido no município de Alta Floresta, Anderson Zanovello é um empreendedor social e também o atual Presidente da Cufa Mato Grosso. Aos 36 anos, o presidente coleciona uma trajetória recheada de sonhos, realizações e muita luta. Logo no início de sua adolescência, Anderson mudou-se para o município de Colíder. Lá ele já realizava inúmeras atividades voltadas a prática do esqueitismo, pois até então possuía o sonho de ser skatista profissional.
Anderson conta que produz trabalhos para o 3° setor da sociedade desde 2002. Segundo ele, o 3° setor da sociedade é composto por organizações e instituições que atuam na sociedade visando o bem comum, mas que não fazem parte do setor público nem do setor privado. Essas organizações são geralmente voltadas para a promoção do desenvolvimento social, cultural, ambiental, educacional, de saúde ou outras áreas de interesse público.
Sua história com a Cufa começou em 2009, quando foi convidado pelo ator Adriano Noqueli para atuarem juntos na Cufa Colíder. Nesse momento, o sonho de ser skatista profissional foi substituído por um novo sonho: ajudar o máximo de pessoas possíveis.
Após anos de realizações em Colíder, Anderson foi escolhido para ser o presidente Nacional da Cufa no ano de 2018. Então escolheu mudar-se para Cuiabá, capital mato-grossense. Até então, a capital ainda não tinha uma sede da Cufa. Diferentemente dos demais estados do país, a Cufa MT surgiu no interior. No momento atual a equipe da Cufa Cuiabá está em busca de voluntários que tenham o interesse de contribuir de alguma forma com a instituição.
“Eu sempre fui um garoto muito sonhador, um garoto que queria viajar o mundo. Ser escolhido para Presidente foi incrível, a minha equipe ficou extremamente feliz e eu mesmo até demorei para acreditar. Foi muito difícil tomar a decisão de vir para Cuiabá, mas eu precisava. Estando na capital eu consegui ajudar um número muito maior de pessoas de todo estado”, comenta.
A Central Única das Favelas transformou a vida de Anderson de todas as formas possíveis. Foi dentro da organização que ele conheceu a sua esposa, Débora Ribeiro, que também atuava nos projetos. Atualmente, Débora está à frente da entidade juntamente com o marido.
A Expo Favela Innovation acontece pela primeira vez em Mato Grosso nos dias 07 e 08 de julho no Centro de Eventos do Pantanal e Anderson se mostra bastante emocionado por estar gerindo a produção do evento. O evento fez grande sucesso no ano de 2022, contando com mais de 2000 negócios inscritos, 500 expositores de todo o país e mais de 30 mil visitantes. Portanto, neste ano, a organização decidiu expandir com a criação de edições regionais sediadas em várias capitais do país, fechando com a grande edição nacional em dezembro. Segundo ele, a experiência tem causado muita alegria em todos da sua equipe.
A Expo é um evento de suma importância que desempenha um papel fundamental ao valorizar e promover as comunidades de favelas, mostrando ao mundo suas potencialidades, cultura e talentos.
O Presidente finaliza dizendo que entrar para organização foi a melhor decisão que já tomou. O homem sonhador que quando criança catava latinhas, hoje realiza grandes projetos em nome de transformar a vida da população de seu estado.