sábado,23 novembro, 2024

Energia solar do espaço é transmitida sem fios para a Terra pela primeira vez 

O futuro da energia renovável pode estar no Sol e um passo importante foi anunciado semana passada pela Caltech. Os cientistas do instituto conseguiram pela primeira vez transmitir energia solar sem fio diretamente do espaço para a Terra.

O experimento foi conduzido pela equipe do  Projeto de Energia Solar Espacial com o protótipo Space Solar Power Demonstrator (SSPD-1), lançado em janeiro. 

Captar energia solar diretamente do espaço é mais eficiente do que fazer isso aqui na Terra, onde existem diversas camadas que filtram os raios solares. No entanto, o maior desafio em coletar esse calor em órbita é trazer essa energia para cá.

É aí que entram os experimentos em transmitir isso sem fios. Para realizar o procedimento, os cientistas utilizaram o sistema Maple (sigla em inglês para Microwave Array for Power-transfer Low-orbit Experiment). Basicamente um receptador foi instalado no telhado da universidade e recebeu sinais de micro-ondas diretamente do espaço.

O sistema basicamente é uma série de transmissores de microondas leves e flexíveis controlados por chips eletrônicos personalizados. Dessa forma, é possível captar energia solar e transmiti-la para as estações receptoras desejadas em todo o mundo.

Energia solar diretamente para a Terra sem fio
A demonstração da transferência de energia sem fio no espaço usando estruturas leves é um passo importante em direção à energia solar espacial e amplo acesso a ela globalmente. Os painéis solares já são usados ​​no espaço para alimentar a Estação Espacial Internacional, por exemplo, mas para lançar e implantar grandes o suficiente matrizes para fornecer energia à Terra, a SSPP precisa projetar e criar sistemas de transferência de energia solar que sejam ultraleves, baratos e flexíveis.

Harry Atwater, presidente da Otis Booth Leadership Chair da Divisão de Engenharia e Ciências Aplicadas

Se funcionar em larga escala, o sistema pode ajudar a trazer energia limpa e renovável para a Terra, sendo mais uma opção dentro deste que está se tornando um dos segmentos mais disputados dentro do mercado energético no mundo.

“Nenhuma infraestrutura de transmissão de energia será necessária no solo para receber essa energia”, diz o comunicado. “Isso significa que podemos enviar energia para regiões remotas e áreas devastadas por guerras ou desastres naturais”.

Fonte: Olhar Digital

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados