Teresópolis, na Região Serrana do Rio, terá um encontro nesta sexta-feira (24) que vai discutir Economia, Inovação e Tecnologia. O evento vai contar com a presença do senador Carlos Portinho e do Prefeito Vinicius Claussen.
Na ocasião, além de serem abordadas as perspectivas econômicas para 2023, a reforma tributária no Congresso e Agenda de Inovação, voltada para o marco legal das startups, haverá a assinatura do Decreto de Regulamentação do “SandBox Regulatório” InovaTerê.
O Sandbox Regulatório busca promover a inovação e fomentar o empreendedorismo em Teresópolis, através de ações consistentes e estruturadas. O objetivo é criar um impacto positivo no progresso social e econômico a partir dos serviços e produtos inovadores implementados.
O Decreto dispõe sobre as regras para funcionamento do Sandbox regulatório, que trata-se de um ambiente experimental que favorece o desenvolvimento de produtos e aplicações tecnológicas.
Sandbox Regulatório
A Prefeitura explica que a tradução literal do termo sandbox em português é “caixa de areia”, uma alusão aos espaços destinados às crianças para brincarem em parques. Inicalmente, o termo foi utilizado por profissionais de TI para denominar um ambiente isolado e seguro para testes de novas aplicações, e posteriormente, adaptado e utilizado também pelo mercado financeiro.
A partir da adaptação deste conceito, foi criado o ‘’SandBox Regulatório’’ no contexto da atuação do Estado como regulador.
A implementação do SandBox passa pela criação de um espaço de experimentação controlada, sob um regime regulatório regulamentado, para que sejam testados novos produtos, serviços ou processos. É essa regulação que vai permitir à Prefeitura a obtenção de informações sobre os resultados obtidos à medida que as inovações forem sendo testadas.
Desta forma, a partir da experiência, a Prefeitura pode tomar decisões mais seguras a respeito de qual deve ser o seu papel (ou não) na contratação daquela inovação.
O Tribunal de Contas da União explica que o ambiente do Sandbox Regulatório tem finalidade de “suspender temporariamente a obrigatoriedade de cumprimento de normas exigidas para atuação em determinados setores, permitindo que empresas possam usufruir de um regime diferenciado para lançar novos produtos e serviços inovadores no mercado, com menos burocracia e mais flexibilidade, mas com o monitoramento e a orientação dos órgãos reguladores”.
O evento em Teresópolis conta com o apoio da CDL, da ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Sincomércio Teresópolis e Teresópolis Convention & Visitors Bureau.
Serviço:
- Evento: Encontro sobre Economia, Inovação e Tecnologia de Teresópolis
- Data: 24/03/2023
- Horário: 11h
- Local: CDL (Trav. Ranulfo Féo, 36 – cobertura 1 e 2 Centro)
Por G1