O Sesi Escola Várzea Grande promoveu uma discussão sobre o uso moderado da tecnologia com alunos do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental. Com plano de fundo literário, a atividade contou com a presença ilustre da escritora Elaine Macário, que promoveu uma reflexão sobre a temática ao explorar a obra autoral O Amigo Perdido.

O livro aborda a importância de equilibrar o uso da tecnologia com atividades que promovem interação social e familiar. Para Pietro Pereira, a aula foi interessante porque alerta sobre o perigo de ficar muitas horas na tela. “Os pais dão os aparelhos de celulares para os filhos e muitas crianças têm a menta fraca porque não tem tempo nem de fazer esporte”, resume o pequeno do 4º ano.

Maria Luiza, do 4º ano, adorou a leitura e promete brincar mais para não perder parte da infância com olhos na tela. “Aprendi no livro que a gente não pode viver só de olho no celular, e sim brincar, se divertir. Precisamos aproveitar a vida enquanto se é criança”, aprendeu a aluna.

Para Elaine, a iniciativa de incentivar os estudantes à leitura contribui para um olhar crítico sobre a tecnologia e outros desafios da modernidade. “Parabéns ao Sesi por tratar de um tema tão atual e relevante. É essencial preparar as crianças para o uso saudável da tecnologia, promovendo equilíbrio e consciência dos alunos”, pontua.

A coordenadora do ensino fundamental da unidade, Raélita Marques, destaca que a tecnologia é fundamental para a aprendizagem dos alunos, mas seu uso irracional e desenfreado pode afetar o desenvolvimento cognitivo, prejudicando as relações sociais e familiares. “Trabalhar esse assunto com os alunos foi leve e divertido porque eles amam leitura e entenderam a importância de curtirem mais a infância”, finaliza.

Texto: Fernanda Nazário