A transformação digital é uma realidade e já faz parte do cotidiano das pessoas e negócios. A pandemia mostrou que as empresas que já trabalhavam com soluções digitais se saíram melhor, pois estavam mais preparadas para atender o mercado e seus novos hábitos de consumo.
Agora, organizações de todo o planeta procuram alavancar a tecnologia para transformar a maneira de atender às demandas dos clientes, melhorar os processos e, principalmente, se manterem sólidas no mercado.
Para isso, é necessário aplicar as soluções de tecnologia certas e ter todo o suporte para executar e ter sucesso de ponta a ponta. Nessa corrida pela transformação digital, os líderes das empresas sabem onde estão as deficiências nos fluxos de trabalho, mas precisam de parcerias e alianças para aplicar as soluções tecnológicas de forma criativa para inovar com rapidez, otimizar processos e acelerar os resultados.
Dentro deste cenário, a IBM Consulting ganha cada vez mais relevância e uma demanda sem precedentes. Justamente por suprir esta lacuna das empresas, oferecendo um trabalho colaborativo, em que seus consultores mergulham nos problemas da organização para cocriar, desenvolver, produzir e aplicar as soluções digitais IBM de maneira rápida, segura e com garantia de resultados.
“Nosso papel de consultoria é fazer com que o cliente entenda onde ele pode aplicar todas as soluções digitais que temos disponíveis, para colocar em produção e ter resultados. Não adianta simplesmente comprar uma tecnologia e não conseguir aplicá-la para resolver um problema de negócio. Por isso, os profissionais da área de consultoria precisam entender profundamente a indústria e a necessidade de mudança do cliente.” afirma Marco Kalil, Head de IBM Consulting no Brasil.
Com 140.000 profissionais qualificados em mais de 150 países, a amplitude total dos serviços de consultoria da IBM inclui estratégia, automação, design e operações de processos de negócios, dados e análises, integração de sistemas, modernização e operações de aplicativos, gerenciamento de nuvem híbrida e implementação de inteligência artificial.
Atualmente, a IBM está focando em 2 vetores tecnológicos: nuvem híbrida e inteligência artificial (IA). Essas duas tecnologias estão em destaque e vão direcionar a atuação da empresa neste e nos próximos anos. Vale ressaltar que todas as soluções digitais estão atreladas à área de segurança, extremamente importante no portfólio da IBM.
A força do ecossistema
Um exemplo recente que traduz a velocidade a e eficiência das soluções tecnológicas é a TIM oferecendo atendimento pela Alexa, da Amazon. O novo canal de relacionamento da operadora, implementado em parceria com a IBM Consulting, é um projeto ambicioso que torna a experiência omnichannel dos clientes mais amigável, ágil e eficiente.
Segundo estudo feito pelo IBM Institute for Business Value (IBV), 44% dos CEOs brasileiros dizem que as parcerias e alianças aumentaram em importância após a pandemia da COVID-19.
“Os clientes perceberam que sozinhos não conseguirão ser bem-sucedidos. Que para ganhar o mercado e atingir os vários setores em que atuam, precisam do ecossistema. Precisam criar plataformas e alianças com várias empresas que compõem o ecossistema delas.”, aponta Kalil.
Outro ponto de destaque que irá pautar todas as organizações são as práticas Environmental, Social and Governance (ESG). Sustentabilidade é a palavra de ordem e as empresas que não trabalharem em prol do meio ambiente, da sociedade em que estão inseridas e na diversidade de seus colaboradores, estarão fora do mercado.
A IBM faz consultoria estratégica para o cliente desenvolver a área ESG, acompanhando de perto todos os pontos e cuidados que essa operação necessita.
Como se vê, a transformação digital é necessária para a sobrevivência de uma organização. Prestes a completar 105 anos no Brasil, a IBM está mais moderna do que nunca. O poder de se autotransformar ao longo dos anos vem do principal fundamento da empresa: criar tecnologias para ajudar e atender as pessoas da melhor forma possível.
“A transformação vai muito além da adoção de novas tecnologias, o que realmente importa é que ela traga experiências positivas para as pessoas, sejam elas colaboradores, consumidores ou qualquer cidadão que possa ser impactado com essas novas tecnologias. O mundo é movido pelas pessoas e saber o que elas pensam e desejam é o que nos move.” completa Kalil.
Fonte: CNN Brasil