Objetivo principal é estimular os negócios mato-grossenses a se inserirem em mercados estratégicos com a expertise do Sebrae/MT na organização
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Empresários de diversos setores de Mato Grosso se preparam para explorar oportunidades de negócios nos dois mercados mais dinâmicos do mundo em uma missão rumo à China e Índia, organizada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). A iniciativa realizada em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, reunirá uma comitiva formada por 81 pessoas que farão a jornada dos dias 1 a 16 de novembro nos dois países.
O objetivo principal é estimular os negócios mato-grossenses a se inserirem em mercados estratégicos e fortalecer suas conexões globais, com a atuação e experiência do Sebrae/MT na organização. A ação conta com o apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e a participação de diversas entidades e instituições.
Para a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, que acompanhará a delegação, a participação ativa dos pequenos empresários tem um papel vital para expandir os horizontes para os mercados internacionais, contribuindo inclusive para o desenvolvimento local.
“Considerando o crescimento desses países, como a China e a Índia, e as oportunidades de comércio internacional que oferecem, a participação ativa de empresários de Mato Grosso em missões internacionais é crucial. O Sebrae é um incentivador dessa inciativa, monitorando a importância da diversificação de mercados para a participação na competividade e no crescimento sustentável das empresas”, destaca Brun.
Lélia ressalta, que o Sebrae/MT tem expertise de 25 anos de atuação em missões técnicas. Somente neste ano, foram realizadas cerca de 50 missões técnicas, 10 delas internacionais, com a participação de mais de mil empresários mato-grossenses, e, destes, cerca de 300 foram em missões fora do país.
“O Sebrae/MT atua como uma ponte que impulsiona o desenvolvimento de empresários que vão à outros países, em busca de alavancar os seus negócios. Esta é uma ação em conjunto no qual de forma inédita unimos esforços e juntamos as nossas mãos para levarmos este grande grupo de empresários mato-grossenses para conhecerem de perto ações inovadoras na China e Índia”, disse.
China
A jornada começa em Xangai, na China, onde a delegação participará da maior feira de exportação chinesa, a Exposição Internacional de Importação da China (CIIE). Durante cinco dias, empresários e entidades terão agendas e visitas guiadas na feira, com expectativa de firmar acordos comerciais e parcerias institucionais.
“Essa é uma oportunidade de abrir portas para a exportação de produtos mato-grossenses para a China, um mercado imenso e em constante crescimento”, pontua o gestor de Negócios Internacionais do Sebrae/MT, Mirael Praeiro.
Além disso, a comitiva de Mato Grosso terá um espaço interativo e de demonstração do potencial do Estado, destacando o setor agropecuário e de energias renováveis. A comitiva irá para Haikou, onde ocorrerão visitas técnicas focadas em sustentabilidade e crédito de carbono, destacando a importância da economia verde.
Em Shenzhen, outra cidade chinesa, serão realizadas reuniões e visitas técnicas a empresas locais. O roteiro inclui uma passagem por Hong Kong. Reuniões com empresários chineses e autoridades locais também fazem parte da agenda.
“Essas missões têm por objetivo promover o acesso a novos clientes, tecnologias e parcerias estratégicas, enriquecendo a visão global dos empreendedores e estimulando o desenvolvimento local. É uma estratégia fundamental para ampliar horizontes e fortalecer os cenários de Mato Grosso”, completa a Superintendente Lélia.
Índia
Na Índia, a comitiva participará da Feira Internacional da Índia (IITF), além de reuniões técnicas e estratégicas com a Confederação das Indústrias Indianas (CII) e o com o Conselho de Promoção de Exportações de Engenharia da Índia (EEPC). Também está previsto o lançamento do MT Invest, uma agência de promoção e exportação do estado de Mato Grosso, em parceria com a Fiemt.
“A ideia é proporcionar reuniões de negócios de matchmaker entre empresários indianos e brasileiros, para estimular as possibilidades de importação e exportação entre Mato Grosso e Índia. A delegação está pronta para explorar novas oportunidades de criar laços comerciais confiáveis”, completa Praeiro.
A delegação conta com a presença do governador de Mato Grosso Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, representantes de Secretarias do Estado e deputados. Além de membros do Sebrae/MT e da Fiemt, também estarão presentes representantes da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado), da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) e das seguintes Associações: de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), de Criadores de Suínos (Acrismat), de Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), a de Produtores de Sementes (Aprosmat) e outras instituições.