A multinacional europeia Constellr, pioneira em medição espacial de água, temperatura e carbono para o setor agrícola, anunciou nesta quinta-feira (18) a entrada ao mercado brasileiro para atender grandes produtores e o agronegócio brasileiro. A empresa utiliza infraestrutura espacial própria para avaliar a saúde da vegetação e do solo.
“A Constellr mede temperatura, água e carbono com altíssima precisão, usando satélites próprios do espaço”, diz Max Gulde, CEO da multinacional. “Isso preenche uma lacuna nas soluções de observação da Terra para monitoramento térmico infravermelho para segurança da água e alimentar”, acrescentou.
De acordo com nota da empresa, a missão de monitoramento denominada Ecosfera Versátil de Alta Precisão (HIVE, em inglês) é atualmente a única tecnologia de precisão com resolução à nível de parcela e medições com alta frequência da temperatura da superfície terrestre global. Além disso, oferece dados de emissividade voltados para sustentabilidade de lavouras.
Para Thomas Britze, que foi anunciado como head de desenvolvimento de negócios e vendas na Constellr no Brasil, “o conhecimento em agronomia pode ser melhorado de forma praticamente imediata com a medição precisa de estresse nas culturas, água e carbono a partir do espaço.
Os dados do satélite HIVE poderão ser acessados por clientes a partir de 2024.
Fonte: Globo Rural