segunda-feira,23 setembro, 2024

Empresa catarinense inova com a utilização de inteligência artificial em Sistema de Alarme

A inovação ocupa espaço fundamental na área de segurança eletrônica, mercado que cresceu 14% em 2021 e já movimenta mais de R$ 9 bilhões anuais segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese). Na disputa pela preferência dos clientes, equipamentos com alta tecnologia se destacam no mercado ao oferecer além da segurança, comodidade e a possibilidade de agregar outros serviços além da proteção patrimonial.

Com 100% da solução – hardware, software e aplicativo – desenvolvida pela catarinense Orsegups, que é a maior empresa (genuinamente) brasileira de segurança eletrônica, com cerca de 80 mil clientes e mais de 1 milhão de pessoas protegidas, resultado de cinco anos de pesquisas, desenvolvimento e R$ 15 milhões investidos, o novo sistema de alarme fabricado pela Orsegups utiliza o que há de mais moderno em inteligência artificial para oferecer o melhor serviço de monitoramento para residências e empresas.

No processo de criação deste novo produto, a Orsegups, que foi a primeira empresa de segurança brasileira a utilizar o Watson (plataforma de serviços de inteligência artificial da IBM que é considerada um marco no avanço dessa tecnologia), aplicou esta e outras inovações tecnológicas para oferecer ao mercado um sistema totalmente sem fio, que utiliza fotossensores na detecção de intrusão, possui módulo de comando com recurso de Safecall (fala e escuta) além de um aplicativo desenvolvido a partir de estudos de UX que garante entregar a melhor experiência de gestão de alarme para o usuário.

O Alarme 365, como foi batizado, possui um software criado especialmente para o sistema que é ligado aos fotossensores e identificam qualquer movimentação na área monitorada. A partir do disparo e de forma imediata, o sistema envia um alerta e uma imagem do ambiente violado para a central da Orsegups. Em poucos segundos a equipe de monitoramento dá o devido andamento as tratativas de pronta resposta, seguindo os protocolos indicados. Em casos de coação, há o acionamento imediato da força policial mesmo sem disparo do alarme.

Em caso de emergências – um acidente doméstico ou um mal súbito, por exemplo – existe a possibilidade de ativação pelo usuário de um botão de emergência (função Safecall) no módulo que resultará no contato imediato com a equipe de monitoramento da Orsegups, validando a ocorrência através da troca dos códigos de segurança. Esta comunicação entre o imóvel monitorado e a central de monitoramento é feita por voz, de maneira bidimensional – o cliente conversa com a Orsegups através do módulo de comando.

Operado por aplicativo ou controle remoto, o equipamento também permite que o usuário administrador (proprietário) obtenha a qualquer momento e de qualquer lugar, imagens em cores e em alta resolução, da área onde os fotossensores estão instalados.

Superintendente do Alarme 365, Douglas Roberto Pinheiro diz que há alguns anos a empresa vem investindo no projeto para levar ao cliente uma solução de segurança que oferecesse não apenas o monitoramento remoto, mas que realmente agregasse valor. Daí nasce o Alarme 365 e o seu leque de diferenciais, que vão desde a captura e visualização em tempo real da imagem do ambiente monitorado até a total autonomia e plena gestão de diversos locais monitorados em um único e ágil aplicativo.

Igor Felipe/Divulgação

A implantação de uma fábrica própria com tecnologia de última geração e maquinário 100% automatizados para a produção dos dispositivos foi uma etapa fundamental do projeto; “Percebemos que unindo a tecnologia disponível no mercado, a nossa mão de obra especializada em segurança e o nosso DNA de inovação, poderíamos desenvolver mais que um sistema de alarme, uma inovadora solução de segurança para nossos clientes e que irá causar uma grande revolução no segmento.

O projeto começou em 2017 e exigiu anos de pesquisa e desenvolvimento. No segundo semestre de 2021 centenas de testes de campo foram realizados e em abril deste ano começamos a comercialização da solução em larga escala, com vendas acima das expectativas e metas batidas mês a mês. Segundo ele, a tecnologia embarcada no produto aliada aos recursos do Aplicativo Alarme 365, é o que mais atrai os novos clientes, sejam os residenciais ou comerciais (escritórios, consultórios e empresas de médio e pequeno porte). Outro ponto que tem conquistado os clientes, é a certificação recente obtida pela Orsegups, das ISO 27701 e 27001, de segurança da informação. “A solução de segurança é instalada dentro da casa ou das empresas das pessoas. É importante que elas tenham a tranquilidade e a certeza de que as imagens e dados colhidos pelos dispositivos estão seguros e protegidos por criptografia de ponta a ponta e através de processos devidamente certificados”.

Diferenciais do Alarme 365
Verificação por imagem em tempo real
Captação de imagens coloridas e com alta resolução
Comunicação bidirecional – atendente “conversa” com o usuário
Comunicação por múltiplos canais
Proteção 24 horas por dia – 365 ou 366 dias por ano
Sistema totalmente sem fio
Fotossensor equipado com sensor anti-sabotagem capaz de identificar tentativas de mudança de posição ou desligamento

Por: Orsegups Participações SA

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados