Uma estratégia essencial para os empreendedores que almejam o sucesso é estar sempre antenado às tendências de mercado, e a cada ano percebe-se uma nova atualização. Com o objetivo de manter o micro e pequeno empreendedor atualizado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), elaborou um guia orientativo sobre as melhores áreas para se empreender em 2024.
Os setores de saúde e bem-estar, tecnologias inovadoras, alimentação saudável e negócios digitais são apontados pelo guia como os primeiros da lista. Alinhados a esses segmentos, vêm as preocupações ambientais e sociais que estimulam um mercado mais sustentável e com o consumo consciente, que se figura como uma forte tendência do mercado, já que estas práticas influencia as escolhas dos consumidores.
Além dos principais setores, o guia também mostra as sete maiores tendências no empreendedorismo para 2024, sendo elas: o aumento da importância da sustentabilidade, o crescimento de negócios digitais, a adoção de tecnologias inovadoras, a valorização da diversidade e inclusão, o surgimento de novos modelos de negócios, a crescente importância da experiência do cliente e por fim, o aumento do empreendedorismo social.
Segundo a gerente de gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, essas tendências abrem as portas para a transformação e a criação de negócios verdadeiramente impactantes e inovadores. É importante que empreendedores e empresários, independente do ramo de atuação, se adaptem e incorporem estas pautas nas estratégias de negócios, para assim terem uma vantagem competitiva e significativa no mercado de atuação.
“O cliente busca marcas que estão alinhadas com seus valores pessoais, que lhe seja mais conveniente, que tenha mais rapidez nas entregas e com canais de atendimento acessíveis. Por isso a importância de o empresário estar atento a esses movimentos”, explica.
Ainda segundo a gerente, o mercado consumidor é exigente e mudou significativamente, especialmente pós pandemia, com novos hábitos e novas necessidades. “Cada vez mais, não haverá separação entre loja física e on-line. Então, para ir à loja física o cliente precisará de um motivo significativo. A loja precisa gerar uma experiência positiva. O cliente definitivamente precisa ser o centro das estratégias do negócio. Somente o empreendedor antenado com as mudanças tende a ser competitivo num ambiente com tantas opções para o consumidor”, finaliza Denise.
Educação empreendedora
Para quem deseja empreender em 2024, o Sebrae/MT disponibiliza diversos serviços para auxiliá-los nesse desafio, com consultorias, palestras, cursos, materiais digitais, entre outros. Neste ano, um dos objetivos da instituição é ampliar ainda mais a Educação Empreendedora em Mato Grosso, a começar pelos jovens, para despertar neles o interesse pelo universo empreendedor e atualizá-los sobre o mercado e suas tendências.
“Quando falamos em educação empreendedora, não é apenas sobre o jovem abrir um negócio, mas sobre uma mudança de entendimento. Estamos falando em comportamentos empreendedores que ele terá dentro do mercado de trabalho, como que ele se comportará, seja ele um empregado ou um futuro empregador. Com isso o Sebrae/MT tem o desafio de participar ativamente da transformação desse jovem porque ele é o futuro de amanhã e tem que estar preparado”, diz gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Sandro Rossi.
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT