Embora empreender no Brasil seja um desafio por si só, inúmeros brasileiros ainda sonham em abrir o próprio negócio. Basicamente, empreender está entre os três maiores sonhos da população brasileira, ficando apenas atrás de viajar e de comprar uma casa, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil em parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Inclusive, o Brasil figura entre as cinco economias mais empreendedoras do mundo, de acordo com a pesquisa citada anteriormente. E foi a partir do empreendedorismo digital que muitos brasileiros passaram a empreender. Considerado o caminho mais indicado, este processo possibilita desenvolver um negócio 100% online, que utiliza tecnologias digitais e a internet como ferramenta, facilitando assim iniciar a jornada empreendedora mesmo com poucos recursos.
Além disso, os pequenos negócios apostam cada vez mais na digitalização de serviços para crescer. “Hoje, é possível operar um negócio somente com um computador e internet, por isso o empreendedorismo digital abriu inúmeras portas e rompeu barreiras. Isto é, há menos receios com problemas operacionais ou financeiros, por exemplo”, afirma Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce que vem auxiliando PMEs, grandes players do mercado nacional e franquias a transformarem seus vendedores em consultores.
Mas, afinal, o que é empreendedorismo digital? O que é preciso para começar? Quais são as principais vantagens e desafios? O executivo traz um panorama geral sobre o tema abaixo, confira:
O que é empreendedorismo digital?
A premissa básica do empreendedorismo digital é funcionar 100% online. Isto é, dispensa espaço físico e atendimento presencial. Resumindo, tudo é comandado pela Internet. Alguns exemplos são: cursos online, e-books, videoaulas, aplicativos, softwares, jogos, entre outros.
Como começar?
Planejamento e estudo são essenciais. Nesse sentido, pesquise o mercado como um todo para entender qual será a persona e, sobretudo, o nicho em que pretende atuar. Isto inclui mapear os possíveis concorrentes, estratégias de marketing, preços e, principalmente, qual será o diferencial da marca. Feito isso, defina a plataforma de vendas, sempre analisando a relação custo x benefício.
Ademais, existem algumas habilidades que são indispensáveis para iniciar um negócio online, são elas: flexibilidade, resiliência, criatividade e visão estratégica.
Quais são as principais vantagens?
Facilidade de acesso à informação, ampla rede de conexão e capacidade de alcançar um extenso público de forma rápida e eficaz, são algumas delas. Fora o altíssimo potencial de escalabilidade e renda, ao passo que o empreendedor não precisa dispor de uma loja física, pagar aluguel, ter estoque e mesmo assim o comércio estará disponível 24h por dia, 7 dias da semana, atendendo todo território nacional e até internacional, se assim optar.
Para Araújo, o empreendedorismo digital cria novas oportunidades de negócios e até mesmo necessidades, ao passo que é possível inovar não apenas em termos de produto, como também em modelo de negócio.
E os desafios?
A concorrência visceral é um dos principais desafios do empreendedorismo digital. Como toda tendência, há inúmeros adeptos e, com isso, é necessário desenvolver alguns mecanismos e diferenciais para se destacar. “Oferecer novos produtos e serviços inovadores, personalizados e únicos, juntamente de uma estratégia de marketing eficaz e uma experiência de compra memorável é essencial para conquistar e fidelizar os consumidores”, aponta Jackson.
Além disso, a tecnologia se atualiza diariamente, por isso estar atento às últimas tendências e novas exigências dos clientes, é fundamental para manter relevância no mercado.
Sobre a Showkase – Fundada em 2016, a Showkase oferece uma plataforma completa de Social Commerce que reúne as melhores práticas do varejo para fazer o cliente comprar do jeito que quiser, quando quiser e em qualquer canal. Com sua metodologia própria, a Showkase vem auxiliando PMEs, franquias e grandes players do mercado nacional a aumentarem seus resultados, entenderem o comportamento do novo consumidor e desenvolverem estratégias de vendas, marketing e atendimento ao cliente de maneira unificada, além da profissionalização da operação do e-commerce.
Por: Thaiza Ribeiro