A ação se iniciou nesta semana em Nossa Senhora do Livramento e Poconé, e conta com uma capacitação digital focada no turismo
“Só tenho que agradecer ao Sebrae e à Embratur por estarem à frente e acreditar no potencial nossas mulheres empreendedoras. Foi uma experiência única e que mudou nosso trabalho”, conta a empreendedora quilombola Lucilene Pinho, do Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento. Tanto a comunidade, quanto a cidade de Poconé, foram selecionadas pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) para a implantação do projeto piloto do workshop “Melhores Práticas de Comercialização Digital”, durante os dias 21 e 22 de outubro.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) acompanhou a equipe técnica nas comunidades já atendidas por projetos de desenvolvimento, capacitação e inovação do etnoturismo e ecoturismo dos empreendedores que fazem parte da Rota da Vida Pantaneira.
O projeto, fruto do contrato Sebrae Nacional com a Embratur, consiste em ofertar o acesso das micro e pequenas empresas a ferramentas já disponíveis para o impulsionamento da competitividade digital. Com isso, os empreendedores poderão comercializar os produtos turísticos por meio de redes populares e conhecidas, como o Google e o TikTok.
“Para nós, do Sebrae Mato Grosso, é uma honra participar deste projeto piloto. É interessante ressaltar que o Sebrae vem trabalhando há mais de três anos com ações para diversificação da oferta turística no Pantanal mato-grossense, atendendo demanda do mercado por turismo de experiência que foi formatado o roteiro da Vida Pantaneira, que integra o turismo de experiência do Quilombo Mata Cavalo, atrativos da cidade de Poconé com o ecoturismo da rodovia Transpantaneira. Esse roteiro vem recebendo uma ótima visibilidade com as participações nas feiras nacionais como a World Travel Market, ocorrido em março, em São Paulo, e no mercado internacional, como fizemos com a Visit Brazil Gallery, em Nova York”, destaca a analista técnica, Marisbeth Gonçalves.
O assessor sênior para novos produtos digitais da Embratur, Matheuz Catrinck, destaca a importância de promover a educação digital aos empreendedores do turismo. “A Embratur traz essa qualificação voltada para o digital através de uma iniciativa da gerência de inovação do EmbraturLab. Nosso objetivo é sempre trabalhar com ferramentas acessíveis, que todos possam se apropriar e replicar, e fazer com que isso amplie a presença digital, conquistando mais turistas do Brasil e de fora”, afirma.
A empresária Lucilene Ferreira, do Quilombo Mata Cavalo, participou do workshop e destaca o conhecimento obtido por meio do projeto. “Veio a agregar mais ainda aos nossos saberes, com essas ferramentas que ainda não tínhamos feito uma análise sobre como utilizá-la no nosso empreendimento. Creio que isso vai transformar a nossa visão como empreendedoras, principalmente a respeito da inteligência artificial”, detalha Lucilene.
A ação faz parte de uma série de projetos que serão acompanhados e ministrados pela Embratur no Pantanal mato-grossense.
Vida Pantaneira
O roteiro Vida Pantaneira foi desenvolvido em 2021, pelo Sebrae Mato Grosso. O trajeto foi interliga as cidades de Nossa Senhora do Livramento e Poconé, passando por comunidades tradicionais que contam a história do Pantanal, além de valorizar a cultura regional e o empreendedorismo da população que tem o turismo como fonte de renda.
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT