Em vez de abrir a tampa para usar o produto, o usuário passa o xampu em barra nos cabelos molhados, conseguindo o mesmo efeito do produto líquido

Em 2021, o braço filipino da gigante publicitária BBDO, a BBDO Guerrero, lançou uma campanha sustentável chamada ‘The Dissolving Bottle’. Para a ação, a agência criou uma inovadora embalagem de xampu que se desintegra ao longo do uso, deixando zero resíduos. A ideia foi tão bem recebida pelo público que agora chega às prateleiras da Europa como nova opção de produto ecológico.

Como destaca o site DesignTaxi, as embalagens são, na verdade, barras de xampu criadas no formato de frascos tradicionais do produto. Em vez de abrir a tampa para usar o produto, o usuário passa o xampu em barra nos cabelos molhados, conseguindo o mesmo efeito do produto líquido.

Pesando apenas 130 gramas, as barras são feitas com ingredientes totalmente orgânicos. Cada barra de xampu substitui uma garrafa plástica de 90ml.

Projeto ‘The Dissolving Bottle’ — Foto: Divulgação

As primeiras garrafas foram produzidas nas Filipinas pelo The Naturale Market. A BBDO Guerrero abriu o código-fonte do design para que outras marcas criassem suas versões do produto, na intenção de reduzir coletivamente o desperdício de plástico. Além disso, a agência disponibilizou os moldes a preço de custo a produtores artesanais para projetos conduzidos por comunidades locais.

Agora, a versão que chega à Europa é fruto de uma parceria entre a BBDO Guerrero e a LUORO GmbH, um e-commerce sustentável da Alemanha. Os consumidores podem escolher entre quatro opções do xampu sustentável: Shiny Rose, Red Blood Orange, Patchouli e Cedar e Fresh Aloe Vera.

Texto: Soraia Alves, da Epoca Negócios