O espaço é temporário e sem fins lucrativos: todo lucro será revertido para ações que contribuam para a despoluição do rio e preservação do seu entorno
Com a proposta de refletir sobre o futuro das cidades e uso de seus recursos naturais ao mesmo tempo em que proporciona bons momentos, a Heineken inaugurou um bar flutuante — uma iniciativa em parceria com a SOS Mata Atlântica. Batizado de “floating bar”, a estrutura de 400 metros construída em um dos maiores rios de São Paulo, o Pinheiros, não foi á toa: suas águas são consideradas as mais poluídas da Mata Atlântica, segundo o último relatório do Instituto Trata Brasil que avalia a qualidade do saneamento dos 100 maiores municípios do país.
O espaço de entretenimento é temporário: abriu neste sábado (30) para o público e vai funcionar até o dia 29 de outubro, sempre de sexta a domingo. Em sua página do Instagram, a Heineken lançou um vídeo sobre o primeiro dia. Sem fins lucrativos, a ideia é que todo lucro da sua operação seja revertido para a melhoria do rio e o entorno do Parque Bruno Covas — a qual a marca já é patrocinadora desde 2021, realizando ações de revitalização.
“Contribuir para a construção de uma cidade mais verde e sustentável é uma demanda urgente da sociedade e nosso propósito como marca é ter um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental e, por meio de experiências e intervenções, fazer um convite à reflexão e a ocupação de espaços urbanos”, destacou em nota Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken no Brasil.
O bar também quer convidar as pessoas a repensarem os espaços urbanos, movimentar a comunidade e trazer o rio para o foco das conversas.
O projeto faz parte do “Green Your City”, uma série de iniciativas da cervejaria com o viés de cultura e sustentabilidade. Algumas ações já incluem a economia circular, copos reutilizáveis em festivais, o desenvolvimento de áreas verdes e microflorestas urbanas e ativações com energia renovável. No caso do Parque Bruno Covas, a revitalização acontece em dois trechos: um de 8,2 quilômetros entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, na margem oeste do canal, e outro, de 8,9 quilômetros, entre a Ponte Cidade Jardim e a área de Retiro da CPTM, nas proximidades da Ponte do Jaguaré.
“A agenda ESG está no centro da nossa estratégia de negócio e presente em todas as etapas da tomada de decisões. A proposta da plataforma Green Your City e todas as ações da marca Heineken de atuar por um futuro mais sustentável e ressignificar os espaços urbanos, conecta o propósito da companhia a uma conversa direta com o consumidor e ao convite para que juntos possamos sempre fazer mais e melhor, especialmente para uma região tão importante para a cidade como o entorno do Rio Pinheiros”, disse Mauro Homem, vice-presidente de sustentabilidade & assuntos corporativos do Grupo Heineken.
No caso de restauração do Rio, a marca destaca que o objetivo é recuperar este símbolo da cidade de São Paulo. Combater a poluição melhora o odor exalado pela água, preserva a bioidversidade aquática e aumenta a circulação de visitantes às margens do rio.
Como visitar
O Floating Bar fica localizado no Parque Bruno Covas e funciona de sexta a domingo — das 16h às 22h — apenas até o dia 29 de outubro. A entrada é gratuita, mas é preciso realizar uma reserva por meio do site do bar. O local tem capacidade para no máximo 200 pessoas de forma rotativa e os ingressos disponíveis para o fim de semana são disponibilizados sempre na quarta-feira que o antecede, às 17h. O acesso é feito pela via expressa da Marginal Pinheiros, no parque, sentido Interlagos, em frente ao shopping Cidade Jardim.
É possível chegar lá de transporte público ou veículos particulares com entrada pelo Parque Bruno Covas. O trajeto será feito a pé por uma ponte flutuante que irá conectar os dois lados do rio. Para pessoas com deficiência, serão disponibilizados carros elétricos da Volkswagen, parceira do projeto. Mais informações no site.
Texto: Sofia Schuck, Redação Um Só Planeta