sexta-feira,22 novembro, 2024

Em Louveira, integração entre tecnologia e recursos pedagógicos estimula habilidades dos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, tem investido constantemente em novos recursos para que a tecnologia seja cada vez mais incorporada à rotina das crianças no ambiente escolar, principalmente dentro da sala de aula. A mais recente novidade é a estruturação de dois novos laboratórios de informática da rede, no CEIL Aparecida Eufrásia Guisalberte Yembo, na região central, e na EMEI Prefeito Nicolau Finamore, na Vila Bossi, ambos em fase final de instalação.

“E Educação hoje precisa caminhar de mãos dadas com a tecnologia, mesmo porque as crianças estão habituadas com as novas realidades virtuais, elas fazem parte de ume geração de hábitos tecnológicos. E por isso a Prefeitura tem investido também em novos equipamentos, além de tantos investimentos que temos feito em Educação. Agora são novos laboratórios de informática, mas temos ainda os tablets que entregamos em 2021 e que continuam sendo utilizados. Então a tecnologia faz parte desta nova realidade”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Além dos laboratórios que estão sendo finalizados, outras duas escolas também receberam novos computadores para instalação de laboratórios de informática para os alunos, mas aguardam a estruturação do espaço – a EMEF Melissa Sicalhoni, na região do Santo Antônio, e a EMEF Ângelo Argenton Filho, no Monterrey. Por enquanto, as unidades contam com o chamado laboratório móvel, com 26 notebooks cada uma.

Em Louveira, oito escolas contam hoje com a laboratório de informática estruturado: CECI Pequenos Brilhantes, CEIL Infantil do Bairro, CEIL Ap Eufrásia Guisalberte Yembo – Fundamental, CEIL Fundamental do Bairro, EMEB Frederico Pagotto, EMEF José Odair Montelatto, EMEF Odilon Leite Ferraz e EMEF Vila Pasti.

Segundo a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, a presença da tecnologia no ambiente escolar acontece no sentido de aprimorar o desenvolvimento dos alunos em diversas habilidades. “As nossas atividades são realizadas de acordo com o Currículo Paulista, então trabalhamos para que os alunos possam desenvolver os conhecimentos em novas tecnologias de informação, porém, de forma integrada aos demais recursos pedagógicos que temos. A intenção é promover a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento e estimular nas crianças habilidades relacionadas à criação, cooperação e interação, tudo isso a partir do uso de tecnologia”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Entre as tecnologias digitais de informação desenvolvidas são utilizados projetores interativos em todas as escolas, com material didático digital (versão digital da coleção “Projeto Buriti Plus”, da editora Moderna); projetores para estratégias variadas de ensino, entre elas recursos como vídeos, livros digitais, slides, áudios, apps educacionais, visitas a museus, aquário e outros; utilização de QR Code para avaliações ou atividades, em que os alunos acessam por meio do tablete, entre outros.

QR Code

O QR Code, aliás, foi um grande chamariz em uma outra novidade para este ano letivo – a mochila e o estojo entregues pela Prefeitura no início do ano letivo para os alunos da rede municipal traz um QR Code em destaque, por meio do qual o aluno consegue acessar vídeos com diversos enfoque sobre o Meio Ambiente, com o tema da Água, de Animais mamíferos, por exemplo, entre outros. A novidade teve um resultado bastante positivo entre as crianças, que puderam assistir aos vídeos assim que a Prefeitura fez a entrega dos kits escolares.

Tablet

Outra recente novidade, desta vez sobre o uso do tablet, é a realização da avaliação Saber Louveira por meio do equipamento. A avaliação, que no ano passado foi feita de forma tradicional, no papel, neste ano será feita de forma digital. Na última semana a equipe de informática da Secretaria de Educação realizou diversos testes com as crianças mediante uso do tablete para avaliar a habilidade dos alunos com o recurso.

A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, explica que, assim como em todo o processo pedagógico em Louveira, a utilização da tecnologia também acontece com adaptações para os alunos com dificuldades de aprendizagem e atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Em todos os recursos pedagógicos são desenvolvidas adaptações para estes alunos. Mas a tecnologia está sim presente. Tem ainda os casos que chamamos de sala de aula invertida, em que onde o aluno faz a pesquisa em casa, traz para a sala de aula e o professor desenvolve as habilidades e competências planejadas”, explica a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Acompanhamento Psicológico

No sentido de contribuir com este processo de multidisciplinaridade da educação municipal em Louveira, e para fortalecer esta rede humanizada na comunidade escolar, a Prefeitura divulga neste mês de maio um novo concurso público com foco na contratação de psicólogos que atuarão no atendimento aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e também aos pais e responsáveis, no sentido de orientá-los sobre como se posicionarem diante da realidade das novas tecnologias na vida dos filhos. Hoje a rede municipal conta 3 profissionais psicólogos que atuam na rede municipal de ensino, e que atendem em todas as escolas, seguindo o cronograma em cada unidade.

Fonte: Prefeitura de Louveira

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados