Segundo um relatório da Twitter Analyst Day, publicado no dia de ontem, a rede social apresentou um plano de monetização na utilização de alguns recursos e promete integrar a comunidade.
O Twitter, diferente das outras redes sociais, funciona de maneira bem simples. A rede social não acompanhou a tendência de outras plataformas de adicionar grupos ou comunidades de relacionamento. Lá os usuários entram, fazem seus Tweets e se relacionam com os usuários ativos.
O plano de monetização
O Twitter ,em seu relatório financeiro no início deste ano, demonstrou o interesse em se transformar em uma plataforma “premium”. A ideia é que toda plataforma funcione com a Patreon, Substack ou Facebook.
As duas principais mudanças em andamentos são importantes. Primeiro as pessoas conseguirão adicionar assinantes para receber conteúdo, com um recurso chamado SuperFlow, e conseguirão participar de grupos de interesses, assim como as comunidades no Facebook.
O mais interessante no SuperFlow é que os criadores de conteúdo conseguirão, além de criar o conteúdo como habitual, cobrar por esses conteúdos. A vantagem é que poderão ser implantados boletins informativos, assinaturas, comunidades e vários outros modelos de negócio.
Provavelmente esta é uma das maiores mudanças do Twitter nos últimos anos. A plataforma exibiu alguns detalhes importantes na apresentação do Twitter Analyst Daily e diz que a projeção é um crescimento anual de 20%, sendo mais de 315 milhões, até o ano de 2023.