Fundado por Alexandre Saber, Sassá Sushi tem restaurante, dark kitchen, produz refeições para o varejo e ainda oferece cursos
Para Alexandre Saber, mais conhecido como Sassá, o maior diferencial de seu negócio é ser uma “marca de culinária japonesa”. O Sassá Sushi atua em diferentes frentes: restaurante, dark kitchen, cursos e refeições para o varejo. Com isso, a empresa fatura R$ 2 milhões por mês.
Sassá estava em uma balada na cidade de São Paulo, em 1993, quando experimentou comida japonesa. Como já cozinhava por hobby, decidiu comprar um livro de receitas e testá-las. “Passei a fazer sushi para pessoas próximas”, afirma. “Era uma época em que as pessoas não tinham muito conhecimento da culinária japonesa.”
A ideia de transformar o hobby em negócio veio em 1998. Uma pessoa soube que ele preparava sushi e pediu que Sassá a ensinasse. “Respondi que poderia dar uma aula e desenvolvi um curso básico em duas semanas”, diz o empreendedor. Vendo potencial, ele investiu na compra de ingredientes e abriu turmas para aulas de dois dias. Ao final, o aluno podia levar um convidado para provar as iguarias. As aulas aconteciam na garagem de sua casa.
Com o crescimento do negócio, Sassá inaugurou a primeira unidade do Sassá Sushi. O local funcionaria como restaurante e também sala de aula. “Eu já tinha contato com fornecedores e experiência de ter ensinado mais de 1,3 mil alunos, então já tinha um público de clientes para movimentar o restaurante”, afirma. Em 2008, implementou o delivery no estabelecimento.
Texto: Carina Brito