sábado,23 novembro, 2024

Elas por elas: vereadora incentiva a presença feminina na política

Inicialmente formada em moda, a vereadora e educadora digital, Maysa Leão, não se via entrando para o ambiente político. Maysa conta que sempre foi uma entusiasta dos temas políticos e que sempre acompanhou de perto as notícias relacionadas ao assunto, no entanto, se via mais como uma espécie de espectadora.  

No ano de 2019 a vereadora decidiu participar de um curso intitulado como Protagonize. Segundo ela, esse curso instigava os participantes que somente acompanhavam o entorno político a se tornarem protagonistas do meio. Ela diz que tem como grande referência o político cuiabano, Dante de Oliveira.  

“Eu nunca imaginei que eu seria política. Hoje quem não está na política está desconfiado e isso mostra como estamos mal representados. Foi ali eu senti aquela vontade de tentar, sabe?”, relembra.  

Dentre as pautas apoiadas pela vereadora está a defesa e o empoderamento das mulheres. “Uma das coisas que eu senti falta ao entrar no meio político foi a falta da presença feminina. O meu primeiro slogan foi “Lugar de mulher é onde ela quiser”. Essa frase já existe a muitos anos, mas nós não estamos de fato onde queremos, estamos?”, comenta. 

Outra bandeira levantada em seu mandato é a “Luta pelos que não tem vez e não tem voz!” De acordo com Maysa, a pauta refere-se a as mulheres, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e pessoas com deficiência.  

“Eu sou mãe de uma criança autista e por conta disso entrei em diversas associações de apoio a pessoas autistas e assim fui entendendo como essas pessoas são invisíveis aos olhos da sociedade. A minha bandeira relaciona-se com homens, mulheres, adultos ou crianças. São pessoas que de alguma forma estão invisibilizados. É por eles que eu falo, é por eles que eu tenho a humildade de entender a dor, dizendo que eles existem e fazendo o possível para que os seus direitos sejam resguardados”, relata. 

Reprodução: Maysa Leão.

A vereadora acredita que as pessoas se acostumaram com a ideia de que um espaço político deve conter somente homens e que esse é um cenário que precisa ser quebrado.   

“Não é raro quando nós mulheres estamos presentes no plenário ouvirmos os homens dizerem coisas como “Hoje nós temos que falar diferente pois temos mulheres presentes” ou a “A Câmara está mais bonita hoje pois temos mulheres para enfeita-la”. É como se fôssemos um corpo estranho. Nós não estamos ali para enfeitar, estamos ali para trabalhar, defender as nossas causas e fazer nosso trabalho com o máximo de excelência. A mulher tem esse desafio de mudar uma cultura. Temos sempre que estar provando a nossa capacidade., revela.  

Maysa finaliza dizendo que tem planos para influenciar o crescimento da presença feminina nos ambientes políticos.  

“Quero me reeleger em 2024, quero continuar vereadora, mas eu não quero fazer só o mandato da Maysa. O meu grande interesse é trazer mais mulheres para política. Eu faço parte de alguns projetos e tenho levado para dentro do meu gabinete. Quero empoderar mais mulheres com conhecimento para que elas se sintam impulsionadas a fazer parte desse universo. Nesses próximos anos continuaremos fomentando projetos que tragam esse empoderamento. Nós precisamos incentivar mais mulheres para termos as nossas causas reverberadas nos parlamentos”, finaliza.  

Por: Victória Oliveira

Victória Oliveira
Victória Oliveirahttp://www.360news.com.br
Victória Oliveira é jornalista e estudante de cinema integrante do time 360 News. Especialista em escrever sobre atualidades, tecnologia, cultura e entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados