Muitas pessoas não sabem, mas pequenas atitudes no dia a dia ajudam, e muito, na redução do consumo do combustível, o que certamente reflete no bolso do motorista.
Otimizar o consumo e gastar menos combustível pode ser uma questão de hábitos na condução e na correta manutenção do veículo. “O motorista pode estar contribuindo, por puro descuido, para que seu veículo consuma mais combustível do que o necessário para fazer seus trajetos diários”, explica Danilo Ribeiro, Coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação – CTTi da DPaschoal.
Um dos pontos que auxiliam na redução do consumo de combustível é a manutenção dos pneus calibrados, de acordo com as especificações do fabricante, pois rodar com os pneus murchos aumenta a resistência ao rolamento, o que eleva o consumo. Para evitar esse aumento no consumo, é importante saber a calibragem ideal dos pneus do automóvel, informação que pode ser encontrada no manual do proprietário e, na maioria dos modelos, na coluna da porta do motorista. Além disso, verificar a calibragem a cada 15 dias é muito importante e, se for necessário ajustar a calibragem, o mais indicado é que isso seja feito quando o pneu está frio.
Evitar trajetos com muitas paradas, principalmente pela manhã também é uma grande saída para economizar, pois o motor frio consome mais combustível do que quando está em temperatura de trabalho, ou seja, devidamente aquecido. Além disso, dar a partida e tirar o veículo da inércia também consome mais combustível do que quando se está rodando numa estrada. Muita gente tem o costume de sair com o carro pela manhã, rodar alguns minutos e logo parar, rodar mais alguns minutos e parar novamente, dar a partida e rodar mais alguns minutos, e logo parar em um outro ponto, isso é uma situação de extremo consumo de combustível. A dica é evitar ao máximo paradas desnecessárias, tentando fazer tudo apenas com um destino, programando o percurso com antecedência, evitando ruas congestionadas, que podem forçar a rodar apenas em 1ª e 2ª marchas.
Os engenheiros trabalham para maximizar a passagem do ar pelo veículo, de forma que haja o mínimo distúrbio possível, o que eles chamam de aerodinâmica. Quando se roda com os vidros abertos, provoca grandes turbulências durante a passagem do ar pelo “corpo” do veículo, e isso ajuda a aumentar o consumo de combustível. Por isso, sempre que possível, o indicado é dirigir com os vidros fechados. O ar-condicionado também tem grande relevância quando o assunto é a condução do veículo com os vidros fechados ou não. Em velocidades mais baixas ou em situações de trânsito mais intenso, o efeito do ar-condicionado ou das janelas abertas pode ser mais significativo em relação ao consumo de combustível. Já em velocidades mais altas, como na estrada, a resistência aerodinâmica desempenha um papel mais importante, então manter as janelas fechadas pode ser mais eficiente. Uma boa prática é fechar as janelas e usar o ar-condicionado com moderação, especialmente em situações que exijam mais potência do motor.
Quanto mais peso o veículo estiver carregando, certamente mais combustível ele gastará. Nem sempre é possível diminuir a quantidade de bagagem, mas, quando houver essa possibilidade, é importante pensar bem no que será carregado, especialmente na hora de pegar a estrada. “Tudo que puder ser evitado, pode contribuir para a redução do consumo e, consequentemente, de gastos. Um peso adicional de 50 quilos, por exemplo, pode elevar o consumo médio em até 2%, por isso é importante estar atento a objetos que ficam permanentemente no porta-malas, como caixas de ferramentas, carrinhos de bebê, galões d’água, dentre outros “, explica Danilo Ribeiro.
Nem sempre é possível evitar o processo de acelerar e em seguida frear o carro, especialmente na cidade, e quando o tráfego está intenso. Mas é importante saber que essa sequência de ações tende a consumir mais combustível. Por isso, seja em câmbio automático ou manual, a aceleração progressiva e contida é a melhor saída para aproveitar a eficiência no consumo de combustível. Ao arrancar, o motorista deve escalonar bem as marchas, sendo que a primeira é apenas para o sair da imobilidade, a segunda deve ser utilizada até 20 km/h, a terceira até 40 km/h e assim por diante. No câmbio automático é preciso manter o pé na mesma posição, para o aumento da rotação e velocidade, pois quanto mais trocas no câmbio, maior será o consumo, devido ao trabalho dos componentes internos.
Dirigir com o pé sobre o pedal da embreagem também é uma prática de muitos motoristas, porém ela é extremamente prejudicial ao consumo de combustível e acelera muito o desgaste deste componente. “Por mais leve que seja a pressão sobre o pedal, isso já gera um pré acionamento da embreagem, e desta forma há um desperdício de energia que não gera trabalho algum em prol do veículo, porém precisará de mais combustível”, indica o Coordenador do CTTi DPaschoal.
Os filtros de combustível, óleo e ar são simples de trocar e baratos, porém quando estão com excesso de sujeira e detritos, reduzem sua área de filtração, exigindo do motor um “esforço” adicional, o que gera aumento do consumo de combustível. Com isso, manter os filtros sempre em boas condições e trocá-los na frequência indicada pelo fabricante, no manual do proprietário, é de extrema importância.
O mau funcionamento de diversos componentes do veículo pode acarretar maior consumo de combustível, por isso é importante realizar as revisões do carro conforme indicação do fabricante, antes de uma viagem longa, ou mesmo quando detectar algum problema. Essas revisões também são importantes para garantir a segurança e tranquilidade de quem utiliza o veículo. Manter o motor em dia, com as velas de ignição substituídas na frequência correta, só utilizar óleo lubrificante específico do motor e trocá-lo de acordo com o manual, pode evitar aumentos de 2% a 3% no consumo de combustível.
Respeitar os limites de velocidade é uma obrigação legal e reduzir a velocidade é economia. Mudar o patamar da velocidade numa rodovia de 130km/h, para 110km/h pode reduzir em até 25% o consumo do combustível, e diminuir a velocidade de 110km/h para 95km/h, a economia será de cerca de 10%. Oferecer ou ir de carona, é algo bem simples e não custa nada. A média de pessoas por veículo nas grandes cidades é de 1,4 passageiros, isto quer dizer que a grande maioria das pessoas viaja sozinha. Atualmente existem diversos aplicativos que ajudam a identificar pessoas interessadas em compartilhar seus carros e oferecer caronas.
“No geral, essas mudanças nos hábitos de condução e na manutenção do veículo resultam em economias significativas de combustível. Além de poupar dinheiro, o motorista também pode contribuir para um ambiente mais limpo, reduzindo as emissões do veículo. Importante lembrar de que a manutenção do veículo deve ser feita por profissionais e estabelecimentos sérios e de confiança. Recomendo a todos que adotem essas práticas e vejam os resultados por si próprios”, finaliza Danilo Ribeiro.
A DPaschoal, possui 124 lojas instaladas em mais de 100 cidades, de oito estados do Território Nacional, onde além de oferecer uma linha completa de pneus, também disponibiliza, como diferencial, a revisão de segurança gratuita a seus clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas na segurança do veículo, além de sete fábricas de recapagem, instaladas em quatro estados. O princípio de “Medir e Testar Antes de Trocar” está no DNA das lojas DPaschoal, graças a ferramentas exclusivas que avaliam a real necessidade de ter que trocar peças, pneus e a realização de serviços. A Companhia oferece em seus Truck Centers a experiência otimizada com tecnologia e sustentabilidade, para que ela seja completa e ajude a economizar ainda mais tempo e recursos para o bolso e para o planeta.
Fonte: Redação Oficina Brasil