domingo,24 novembro, 2024

Economia circular: Como incentivar a economia e ajudar o meio ambiente

A proposta da Economia Circular é unir inovação, sustentabilidade e custo financeiro, gerando benefícios para todos: desde o reciclador, as grandes, médias e pequenas empresas da indústria, até o consumidor final, que está em casa jogando tranquilamente o seu CS:GO, por exemplo. Isso é 360° o suficiente para você?

Nessa perspectiva, com intuito de engajar empresas a aplicarem em suas iniciativas questões ambientais, sociais e de governança, nasce o termo ESG (Environmental, Social and Governance) que conforme explicado pelo Pacto Global, nada mais é do que a própria sustentabilidade empresarial. Uma empresa que está em conformidade com práticas ESG entende quais são seus impactos negativos e positivos na sociedade e consegue agir sobre eles. É necessário minimizar os negativos e potencializar os positivos, assim como equacionar os prejuízos já provocados.

A Economia Circular na área de tech nos lembra da necessidade de conscientização e busca por medidas para reverter um quadro de degradação ambiental, visto que o Brasil em 2019 gerou mais de 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico, sendo 99% descartado incorretamente. Nosso país infelizmente ocupa o primeiro lugar entre os países da América Latina que mais produzem lixo eletrônico, e hoje, é o 5º lugar mundial — um ranking nada positivo de se estar.

Lixo eletrônico se transformou em um problema no Brasil (Imagem: Reprodução/Alesp)

Os números acima são de estudo da Global E-waste Statistics Partnership (GESP) divulgado em 2020, que ainda aponta que o descarte de lixo eletrônico cresceu 21% mundialmente, nos últimos cinco anos até 2019. Neste mesmo ano, quase 54 milhões de toneladas foram geradas, com 17,4% dos produtos descartados corretamente em instalações formais de gerenciamento ou reciclagem. Com isso, aproximadamente 15 milhões de toneladas de dióxido de carbono deixaram de ser lançadas ao meio ambiente.

O papel das empresas

Nesse sentido, é preciso que as empresas estejam comprometidas com essa causa e com esse conceito prático que é um caminho potente de transformação social — no sentido de educar as pessoas a depositarem seus lixos corretamente e ideológica — em que aguça propostas de ações com esse viés. O convite à aplicabilidade de Economia Circular nas indústrias é que cada uma considere seu lixo descartado como ciclo de produção, com intuito de diminuir a extração da natureza e o desperdício na cadeia produtiva.

Dentro da Intel, por exemplo, foi pensado e implantado junto com a Circular Brain — empresa que desenvolve soluções para a economia circular, o projeto Recicla PC: uma plataforma de troca de PC que pretende aumentar a porcentagem de lixo eletrônico descartado corretamente. E junto disso, educar, tendo um retorno sustentável e oferecendo às pessoas um desconto na compra de um computador novo.

A análise do computador a ser trocado acontece na plataforma Recicla PC, após ser preenchido os dados pessoais e as informações sobre o PC que a pessoa possui e deseja descartar, é apresentado o máximo de desconto oferecido, e inclusive, já é aplicado nas opções de produtos disponíveis para compra. Considerando que a iniciativa tem como norte aumentar a quantidade de descarte eletrônico correto, o PC que estiver quebrado ou totalmente inativo, também é aceito na plataforma e gera desconto para a compra de um novo.

O site libera uma etiqueta para postagem do PC antigo nos mais de 11.000 pontos de entrega espalhados pelo Brasil. Além dos Correios, a entrega também pode ser feita em estabelecimentos comerciais, o que reduz distância, a emissão de CO2 e permite que as entregas e retiradas de mercadorias sejam feitas com veículos adequados aos bairros, com baixa ociosidade.

Os computadores enviados pelos consumidores são direcionados para os recicladores normatizados que são parceiros do projeto e conduzem o processo de recondicionamento, verificando as possibilidades para conserto e revenda da máquina depositada, bem como reaproveitamento de peças do PC ou reciclagem dos itens. Além de apresentar uma maneira prática de como descartar sua peça eletrônica de uma maneira correta para o meio ambiente – uma dúvida comum entre as pessoas que, muitas vezes, acabam guardando seu computador por não saber onde deve destinar seu PC em desuso.

Criar projetos que atinjam o país inteiro e incentivem os consumidores a participarem é essencial para a sociedade. Precisamos educar as pessoas sobre como podem ajudar o meio ambiente no nosso dia a dia e incentivá-las a fazerem isso. A Economia Circular fortalece a economia, traz resultados sustentáveis positivos para o mundo, afeta o reciclador e comerciante local, além de ensinar e engajar o cidadão. Se preocupar com a sustentabilidade é um dever pessoal e corporativo também – e as empresas que não entenderem isso, ficarão cada vez mais para trás.

Por: Giovana Gaiolli 

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados