IA promete fornecer informações médicas mais relevantes na página de resultados do Google

Google vai oferecer mais informações de saúde na pesquisa através das “visões gerais de IA” — aquele resumo gerado pelo pelo Gemini exibido no topo da página de resultados. O objetivo é oferecer informações mais relevantes para os usuários que querem saber mais sobre assuntos médicos.

A gigante das buscas já entrega resultados mais completos a respeito de temas relacionados a saúde já há vários anos. Embora a ferramenta realmente tenha utilidade em prover informações sobre uma série de condições, muitos profissionais da área de saúde demonstram certo ceticismo com as informações mostradas pela big tech.

A prática de consultar o chamado “Doutor Google” antes de buscar um médico, é fortemente desencorajada por muitos especialistas. No entanto, um estudo divulgado em 2021 na “Jama Network Open” mostrou que o Google pode, sim, auxiliar no diagnóstico de uma série de condições.

Em alguns casos, após realizar uma pesquisa sobre seus sintomas, os pacientes se sentem melhor preparados para falar com seus médicos. Aliás, eles também compreendem melhor a prescrição de tratamentos. Assim, uma pesquisa prévia pode encorajar pessoas a procurarem ajuda especializada ao invés de ignorarem o problema.

Dr. Google?

De acordo com o comunicado, a intenção é passar as informações com precisão a nível clínico. Dessa forma, a IA também pode ajudar todos que quiserem se aprofundar em assuntos de saúde.

“Com os recentes avanços focados em saúde nos modelos Gemini, continuamos a melhorar ainda maisas visões gerais criadas por IA sobre saúde para que sejam mais relevantes, abrangentes e continuem a atender a um alto padrão de precisão clínica”, disse o Google em comunicado.

As visões gerais criadas por IA foram implementadas no ano passado e estiveram no centro de uma série de polêmicas. Nas primeiras semanas, recomendações “perigosas” feitas pela função, como colocar cola na pizza e se jogar da ponte Golden Gate, obrigaram o Google a fazer correções de maneira emergencial.

Atualmente, o recurso já está disponível em vários países e idiomas e de forma mais estável, sem apresentar bugs graves. Segundo o Google, a função tem se mostrado muito útil para os usuários que buscam por informações diversas na plataforma.

Por: Vinicius Marques